• Carregando...

A poucos dias da 14º reunião de cúpula do Movimento dos Países Não-Alinhados, em Havana, o governo mantém suspense sobre a possibilidade de o presidente Fidel Castro comparecer ao encontro.

Fidel, de 80 anos, está afastado de suas funções de 31 de agosto, quando foi internado para uma cirurgia emergencial no intestino. Ele ainda está internado, e seu irmão, Raúl Castro, preside interinamente o país. O líder cubano tem posado para fotos no hospital e recebeu visitas de chefes de Estado. Numa entrevista publicada no jornal do Partido Comunista na semana passada, ele disse que o pior de seu período de convalescença há passou .

Fidel está credenciado no evento como chefe da delegação cubana. O encontro começa amanhã e vai até o dia 16 e reúne 50 mandatários.

- Não se pode assegurar que ele estará presente nas reuniões da cúpula fisicamente - disse o chanceler cubano Felipe Perez Roque. - Mas posso confirmar que vem acompanhando detalhadamente os preparativos para a cúpula, da delegação cubana e de tudo que tem a ver com a organização do evento.

É possível que Fidel receba o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, numa visita privada. Mas, ao jantar oferecido aos chefes de Estado e governo, é bem mais difícil que compareça.

- Se não estiver Fidel, estará Raúl - disse o chanceler.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]