Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
1º de Maio

Cuba reafirma apoio ao socialismo

Neste ano, além dos funcionários públicos, trabalhadores da iniciativa privada participaram de comemoração pelo Dia do Trabalho

Milhares de cubanos marcharam nesta terça-feira (1º), Dia do Trabalho, com slogans de apoio ao socialismo na ilha, no momento em que o governo implementa reformas econômicas destinadas a corrigir as falhas do sistema político instalado há meio século.

Pela primeira vez, além dos funcionários públicos, marcharam trabalhadores independentes que surgiram com a abertura da economia para atividades privadas, uma das mais de 300 reformas econômicas feitas pelo governo, que inclui também a flexibilidade de comprar e vender ativos.

Cerca de 50 mil funcionários da saúde pública abriram o desfile com bandeiras em Havana e precedidos por uma gigante tela branca na qual estava escrito em letras vermelhas "preservar e aperfeiçoar o socialismo".

O presidente Raúl Castro acompanhou o desfile de um pódio, acompanhado por altos funcionários de seu governo.

O secretário-geral da Central de Trabalhadores de Cuba, Salvador Valdés Mesa, pediu disciplina, unidade e trabalho de forma eficiente, além de combater o crime, a corrupção e a indisciplina.

Esta "deve ser a principal contribuição de cada cidadão para a revolução, cuja continuidade depende da capacidade de eliminar nossos erros", disse ele em um breve discurso.

"A unidade é a chave para preservar e fortalecer a nação e os ganhos econômicos e sociais", acrescentou.

Cuba implementa um plano de reformas econômicas em que se destaca a expansão do setor privado e a redução gradual da força de trabalho do Estado, e cujos números sobre o desempenho ainda não foram revelados.

O governo disse que espera que os cortes até 2012 atinjam cerca de 170 mil funcionários públicos, muitos dos quais deverão passar para formas "não-estatais" de produção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.