• Carregando...

O veterano diplomata José Cabañas se tornou nesta quinta-feira (17) o primeiro embaixador de Cuba nos Estados Unidos em 54 anos, graças à recente reaproximação entre os ex-rivais da Guerra Fria, informou Havana.

EUA preparam regras para facilitar comércio com Cuba, dizem fontes

O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está elaborando novos regulamentos para aliviar restrições às empresas norte-americanas que fazem negócios com Cuba, disseram fontes do governo dos EUA nesta quinta-feira (17). As regras, a serem anunciadas até sexta-feira, incluem a permissão para que empresas norte-americanas estabeleçam filiais com Cuba, possivelmente através de joint ventures com empresas cubanas, como o monopólio das telecomunicações Etecsa, afirmaram. As regras também permitiriam licenças gerais para balsas e navios de cruzeiro pararem em Cuba em vez de exigir-lhes que se candidatem a licenças específicas, disseram.

Cabañas, que cuidou da embaixada de Havana em Washington, ou “Seção de Interesses”, desde 2012 e se tornou encarregado das relações quando estas foram formalmente restauradas em 20 de julho, apresentou suas credenciais ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

“A cerimônia ocorreu no escritório oval da Casa Branca, local do escritório presidencial, no meio de um dia em que o líder norte-americano recebeu 16 novos embaixadores”, informou a embaixada cubana em nota.

“A acreditação do embaixador cubano nos Estados Unidos é um passo no processo para normalizar relações entre ambos países”, acrescentou, dizendo que Cabañas e Obama discutiram as relações estatais bilaterais.

Washington ainda irá nomear um embaixador em Cuba.

Os países ficaram sem relações diplomáticas formais desde 1961, dois anos após a revolução que levou o ex-presidente Fidel Castro ao poder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]