• Carregando...
Obama falou com a imprensa nesta quarta-feira | Reuters
Obama falou com a imprensa nesta quarta-feira| Foto: Reuters

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, disse que o tamanho de seu pacote de recuperação econômica ainda não foi finalizado, mas adiantou que o plano provavelmente ficará no "topo" da estimativa de sua equipe, ou cerca de US$ 775 bilhões.

Em entrevista coletiva à imprensa, Obama reconheceu que o pacote de estímulo vai aumentar o já elevado déficit federal e alertou que sem a ação do governo para lidar com a reforma do orçamento no longo prazo, os EUA vão enfrentar um "déficit até onde os olhos podem ver".

Nomeação

Para conduzir o esforço de sua administração em combater os gastos desnecessários, o presidente eleito nomeou a consultora de administração Nancy Killefer para ser a diretora de desempenho do governo, que terá a responsabilidade de procurar o orçamento e encontrar novas competências nas agências federais.

"Sabemos que nossa recuperação e o planos de reinvestimento necessariamente vão aumentar mais" o déficit orçamentário, disse Obama.

"Minha própria equipe econômica e de orçamento projeta que, a menos que tomemos uma ação decisiva, mesmo depois de nossa economia sair desse declínio, os déficits de trilhão de dólares serão uma realidade pelos anos à frente", afirmou o presidente eleito.

"Durante a campanha eleitoral, eu disse que nós deveríamos rever este orçamento linha por linha, eliminando tudo aquilo de que não precisamos ou não funciona", disse Obama.

O déficit orçamentário americano para o exercício 2008/2009 deve atingir o valor histórico de 1,2 trilhão de dólares, o que corresponde a 8,3% do PIB do país, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]