• Carregando...

São Paulo – Dirigido pelo Banco Mundial, o Programa de Comparação Internacional (PCI) tem por objetivo medir o poder de compra em 110 países, a partir do levantamento da renda nacional e dos preços de mais de 800 produtos e serviços. A América do Sul é a primeira região a consolidar dados preliminares.

Calcular o poder de compra a partir de uma cesta de produtos é importante porque permite avaliar os diferentes níveis de renda de cada país. A maneira mais simples de comparar as rendas dos países é convertê-las ao dólar. Entretanto, as taxas de câmbio são influenciadas por crises financeiras conjunturais e por mudanças nas políticas econômicas, o que distorce os resultados. Assim, a paridade do poder de compra tal como está sendo calculada pelo Banco Mundial permite comparações mais fiéis.

Além disso, esse levantamento proporcionará os parâmetros adotados em iniciativas internacionais, tais como a campanha para a redução da pobreza. O novo cálculo também deve alterar o ranking dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No Brasil, as cidades onde houve coleta de preços foram Belém, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Neste primeiro momento, foi pesquisado apenas o consumo das famílias. A próxima etapa será calcular os outros componentes do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto das riquezas geradas no país), como gastos do governo e investimentos das empresas, pela paridade do poder de compra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]