• Carregando...

Genebra – A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou ontem que a situação da região indonésia afetada no dia 27 de maio por um terremoto é pior do que se acreditava. Paralelamente, pediu à comunidade internacional que ofereça ajuda econômica para aliviar o sofrimento das vítimas. Cerca de 1,3 milhão de pessoas continuam desabrigadas.

"Os últimos cálculos elevam o prejuízo a US$ 3,1 bilhões, pois os danos estão sendo muito superiores ao que se tinha pensado inicialmente, especialmente no número de casas afetadas", disse a porta-voz do Escritório de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) Elizabeth Byrs, em Genebra.

De acordo com os vulcanólogos, o sismo está relacionado com o despertar do vulcão Merapi, que mantém a região em alerta há um mês. Segundo Byrs, devido à erupção, foi criado um "plano de retirada para evacuar" os moradores mais próximos "em dez minutos".

A ONU detectou 53 casos de tétano na Indonésia, sendo 18 fatais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em colaboração com as autoridades locais, está reforçando seu programa de imunização, mas faltam inclusive refrigeradores para conservar os remédios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]