• Carregando...
Imagem de 2009 mostra soldado nigeriano da Força de Paz em Darfur. Maio de 2010 foi o mês mais violento desde que a ONU começou a contar as mortes na região | Reuters
Imagem de 2009 mostra soldado nigeriano da Força de Paz em Darfur. Maio de 2010 foi o mês mais violento desde que a ONU começou a contar as mortes na região| Foto: Reuters

Quase 60 pessoas morreram em confrontos envolvendo rebeldes e milícias tribais em maio em Darfur, no mês mais violento nessa região sudanesa desde que a ONU começou a contabilizar números, em janeiro de 2008.

A situação se agravou desde que o principal grupo rebelde de Darfur, o Movimento da Justiça e Igualdade, anunciou no começo de maio seu afastamento das negociações destinadas a encerrar o conflito de sete anos.

"Houve 491 mortes confirmadas e 108 mortes não confirmadas", disse uma fonte da Unamid (força de paz da ONU e da União Africana).

A cifra equivale a cerca de cinco vezes o número médio de mortes em 2009, segundo Alex de Waal, especialista em Sudão, que relatou o aumento no seu blog "Making Sense of Sudan" (blogs.ssrc.org/sudan/).

O conflito opõe rebeldes subsaarianos a milícias árabes patrocinadas pelo governo. O Ocidente acusa o governo local de genocídio, algo que Cartum nega. O Tribunal Penal Internacional já decretou a prisão do presidente do país, Omar al Bashir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]