• Carregando...
 | GIAMPIERO SPOSITO/REUTERS
| Foto: GIAMPIERO SPOSITO/REUTERS

Dar e receber presentes a chefes de Estado ou membros da comunidade faz parte da rotina do papa Francisco, assim como de pontífices anteriores. Às vezes, porém, os mimos escolhidos para presentear o Santo Padre escapam da curva segura que pede itens culturais ou de valor histórico e religioso. E a ousadia pode soar bem inusitada. 

Confira uma seleção de presentes curiosos que o papa Francisco já recebeu:

Jesus Imigrante

Em Cuba, Papa Francisco recebe imagem de Jesus Cristo: remos formam a cruz Youtube

A lista ganhou um novo item nesta semana, com uma escultura que Francisco recebeu das mãos do líder cubano Raul Castro. A obra “Jesus Imigrante”, do artista plástico Alexis Leiva Machado, conhecido como Kcho, mostra uma representação de Jesus Cristo em uma cruz feita de remos – uma simbologia aos migrantes cubanos que morrem ao tentar chegar à costa dos EUA em embarcações precárias, como explicou mais tarde a Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Muitos consideraram o presente macabro e não tardaram a criticá-lo. O papa, no entanto, recebeu o presente com sua tradicional cordialidade.

Crucifixo comunista

Evo Morales presenteia Francisco com um crucifixo controverso Reuters

Em julho, durante sua visita à América do Sul, Francisco ganhou do presidente da Bolívia, Evo Morales, talvez seu presente mais controverso: um crucifixo adornado por uma cruz e um martelo (dois símbolos associados ao comunismo).

A peça foi feita por um sacerdote jesuíta, Luís Espinal, mas foi encarada por muitos como um recado ideológico do boliviano, aproveitando-se do momento de visibilidade. O fato de o regime comunista ter sido responsável por perseguição a cristãos ao longo da história também pesou nas críticas.

O Vaticano declarou, na época, que o presente não deveria ser encarado como uma ideologia e, sim, “como um sinal de diálogo muito aberto com todos para a liberação e o progresso da Bolívia”.

Presente repassado

Seu país natal também foi responsável por um presente curioso. Em 2014, em uma visita ao Vaticano, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, levou ao papa Francisco um quadro de Santa Rosa de Lima pintado com vinho Malbec (símbolo do país), feito pelo artista Pepe Voom.

Até aí, nada errado...A não ser o fato de Cristina ter dado ao papa um presente que havia recebido uma semana antes (o quadro havia sido presente de um prefeito partidário à líder argentina, como revelou o jornal “Clarín”).

O prefeito Sergio Salgado, no entanto, se disse “emocionado” com distância que seu presente percorreu.

Capa do álbum “Sobrevivendo no Inferno”, da banda de rap brasileira Racionais MC’s: presente de Fernando Haddad para Francisco

Disco de rap

O Brasil deu uma contribuição à lista de presentes exóticos para o Santo Padre. Neste ano, ao participar de um seminário no Vaticano, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, levou ao papa um disco de vinil da banda de rap Racionais Mc’s.

O presente foi escolhido por jovens da periferia paulistana. Não se sabe se, de fato, o pontífice escutará o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, o mais popular do conjunto, mas é inusitada a escolha, já que os rappers não poupam palavrões e letras ácidas nas canções – que abordam temas sociais.

Drone papal

Segundo noticiou o “The Washington Post”, o pontífice recebeu no início do ano um drone. O dispositivo voador não foi entregue por um político ou chefe de Estado, mas por um grupo de estudantes de uma escola jesuíta em Roma.

O artefato voador foi feito nas cores da bandeira do Vaticano (amarelo e branco) e tem o emblema papal. O presente representa os “valores da tecnologia a serviço do homem”, dizia na época a nota da escola.

Dinossauro de plástico

Garotinho presenteia Francisco com dinossauro de plástico: um gesto carinhoso Reprodução

Certamente não é preciso ter valor monetário para que o presente agrade, ainda mais quando se trata do papa. Um exemplo foi o mimo dado pelo neto do presidente de Malta, George Abela. O garoto, de 4 anos, não teve dúvida ao sacar um dinossauro de plástico para presentear Francisco durante uma visita do papa argentino. O pontífice, claro, aceitou a gesto carinhoso do pequeno anfitrião.

Pizza napolitana

Em março deste ano, após declarar em entrevista que uma coisa de que sente falta é poder ir a uma pizzaria, o papa Francisco foi presenteado com uma pizza. A entrega curiosa ocorreu em Nápoles, quando dois donos de uma pizzaria local resolveram interromper o percurso do papa pela cidade para levar uma pizza com as cores da bandeira do Vaticano.

Atencioso, Francisco recebeu o mimo e agradeceu aos pizzaiolos. “É difícil expressar o valor deste gesto daquele homem cheio de amor e valor, uma pessoa cheia de humanidade’, disse um deles, Vincenzo Cacialli, à “CNN”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]