• Carregando...
Cingapura tem a segunda maior densidade demográfica do mundo e estratégias que vão de importação de água a reciclagem de esgoto. | Edgar Su/Reuters
Cingapura tem a segunda maior densidade demográfica do mundo e estratégias que vão de importação de água a reciclagem de esgoto.| Foto: Edgar Su/Reuters

A crise hídrica entrou na pauta brasileira em 2014, com a precariedade no abastecimento e racionamentos em São Paulo, que acabaram desembocando no debate eleitoral. Uma realidade para 1,2 bilhão de pessoas que vivem em regiões do globo terrestre com escassez de água, segundo a ONU. Estudo recente do World Research Institute projetou que até 2040, 33 países enfrentarão graves problemas de abastecimento de água.

Para não serem obrigadas a recorrer ao volume morto, algumas cidades mundo afora têm recorrido a soluções criativas. Algumas foram apresentadas na Semana Mundial da Água, realizada em Estocolmo, na Suécia, entre 23 e 28 deste mês, e compiladas pelo site Sustainable Cities Collective, especializado em soluções para o futuro das cidades. Confira as iniciativas.

Los Angeles (EUA)

A prefeitura de Los Angeles despejou 96 milhões de bolas de plástico no seu reservatório municipal de água. As esferas com 26 centímetros de diâmetros servem para retardar o processo de evaporação da água. Embora criticada por especialistas que apontaram seu efeito como sendo nulo, a medida coincidiu com uma redução de 31,3% no consumo de água na cidade em julho, mês apontado como o mais quente da história. Entre 2012 e 2014, LA bateu sucessivamente o recorde de ano mais seco de todos os tempos. A meta da cidade é, até fevereiro de 2016, estabilizar em 25% a redução no uso de água – com o suporte das bolas de plástico.

Cingapura

Com 5,4 milhões de habitantes comprimidos em 716,1 km² (é a segunda maior densidade demográfica do mundo), Cingapura enfrenta uma crise hídrica permanente. A cidade-estado baseia sua estratégia de combate à falta de água em quatro pontos: importação, usinas de dessalinização, coleta de água da chuva e – a mais polêmica de todas – reciclagem do esgoto. O tratamento tem quatro fases de osmose reversa para remover toxinas e contaminações. O maior esforço, porém, tem sido de propaganda para convencer as pessoas de que a água de esgoto tratada é realmente potável.

Qingdao, China

Cidade costeira com cerca de 9 milhões de habitantes, Qingdao busca no mar a solução para a escassez de água potável. Em um processo similar ao de Cingapura, usinas de dessalinização usam um processo de osmose reversa para filtrar a água oceânica, extraindo dela sal e outras impurezas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]