• Carregando...
Obama começa excursão por Iowa, onde ele  deu partida para a eleição em 2008 | Saul Loeb/AFP
Obama começa excursão por Iowa, onde ele deu partida para a eleição em 2008| Foto: Saul Loeb/AFP

Pesquisa

Cai aprovação do presidente

Washington, EUA - Pesquisa da consultoria Gallup divulgada ontem revelou que a aprovação do presidente Barack Obama caiu para 39%. Ainda conforme a empresa, 54% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão do norte-americano. Os resultados se baseiam em enquetes realizadas por telefone com 15 mil adultos, com margem de erro de três pontos porcentuais.

Obama enfrenta um dos períodos mais difíceis desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2009. O havaiano assumiu a presidência no pós-crise de 2008, que foi originada pelo subprime norte-americano e pela quebra do banco Lehman Brothers. Desde então, a economia do país vem perdendo ritmo e registrando déficits fiscais sucessivos.

No dia 5 deste mês, Standard and Poor’s rebaixou a nota da dívida dos EUA de AAA para AA+ pela primeira vez desde 1917, isso depois de um mês de negociações estressantes com o Congresso para elevação do teto da dívida.

Folhapress

Washington, EUA - O presidente Barack Obama começará hoje uma excursão de ônibus pelo Meio-Oeste dos Estados Unidos com a esperança de deixar para trás dúvidas sobre sua liderança em Washington. Mas a viagem de três dias pelos estados de Iowa, Minnesota e Illinois, considerados chave para a campanha de reeleição, em 2012, poderá colocá-lo diante de eleitores furiosos com uma desorganização política na capital norte-americana. Iowa, por onde Obama começou sua viagem rumo à Casa Branca, em 2008, recentemente recebeu candidatos republicanos que atacaram agressivamente o presidente.

A Casa Branca diz que Obama fará a tour para ouvir as preocupações da população quanto a economia e conversar sobre a criação de empregos. O giro, com tom de campanha, testará a capacidade do democrata em arregimentar apoio, enquanto o lado republicano também começa a se organizar.

O republicano Rick Perry, que governa o Texas, entrou para a corrida presidencial, bus­­­can­­do a indicação do partido. Ele deve se juntar a Mitt Romney e Michele Bachmann como os três fortes candidatos da oposição. Bachmann venceu uma sondagem no sábado em Iowa, o primeiro grande teste para os candidatos republicanos.

Fora de jogo

O ex-governador do Minnesota Tim Pawlenty desistiu ontem de disputar a candidatura republicana à Casa Branca em 2012, informou a imprensa norte-americana. P awlenty apareceu em terceiro numa votação prévia em Ames, Iowa. Esta é considerada um teste de força para os candidatos que querem a nomeação presidencial republicana.

Alguns especialistas esperavam que Pawlenty fosse se destacar na campanha, mas ele não conseguiu impulso nesses primeiros passos da corrida. Ele estava na lista de John McCain para ser candidato a vice-presidente em 2008, quando era um popular governador em segundo mandato em Minnesota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]