Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleição nos eua

Debate entre Obama e Romney aquece final de campanha nos EUA

Candidatos se enfrentam pela segunda vez em debate transmitido pela televisão. Pesquisas apontam proximidade de votos entre os presidenciáveis

Barack Obama (à direita) responde a pergunta da plateia, enquanto é observado por seu adversário republicano Mitt Romney durante debate em Nova York | REUTERS/Rick Wilking
Barack Obama (à direita) responde a pergunta da plateia, enquanto é observado por seu adversário republicano Mitt Romney durante debate em Nova York (Foto: REUTERS/Rick Wilking)
O candidato republicano Mitt Romney (à direita) é observado por Barack Obama enquanto responde a pergunta durante o debate presidencial |

1 de 1

O candidato republicano Mitt Romney (à direita) é observado por Barack Obama enquanto responde a pergunta durante o debate presidencial

O presidente americano, Barack Obama, e o seu adversário republicano, Mitt Romney, cumprimentaram-se no início de seu segundo debate transmitido ao vivo pela televisão, com vistas às eleições de 6 de novembro.

O chefe de Estado democrata, que se saiu mal no primeiro confronto com o republicano, em 3 de outubro, e pesquisas de opinião sugerem que a corrida presidencial está extremamente acirrada, faltando apenas três semanas para o dia da votação.

Por este motivo, toda a pressão recai sobre o candidato democrata neste segundo debate, que precisará reverter seu fraco desempenho anterior.

Obama, usando terno escuro e gravata vermelha, e o ex-governador de Massachusetts, usando terno também escuro e gravata azul com listras, entraram no cenário especialmente preparado para o debate às 21H00 locais (22H00 de Brasília) na universidade Hofstra em Hempstead (estado de Nova York, leste) para este debate de 90 minutos durante o qual respondem a perguntas feitas por um grupo de 82 eleitores indecisos.

A mediadora deste debate é a jornalista Candy Crowley, da emissora CNN.

Primeiro debate

Obama tenta corrigir a forma apática pela qual foi duramente criticado no primeiro debate. "Quase toda pressão desta vez estará sobre Obama, já que ele foi mal no primeiro debate e isso pareceu ajudar Romney e alterou a disputa", disse Andrew Taylor, cientista político da Universidade Estadual da Carolina do Norte. "Obama precisa endireitar o barco e injetar confiança nos democratas novamente", afirmou.

O debate de 3 de outubro marcou o início de uma fase de crescimento de Romney nas pesquisas, e os dois candidatos agora aparecem empatados nos levantamentos nacionais de intenções de voto.

A pesquisa diária Reuters/Ipsos da segunda-feira mostrou Obama com 47 por cento e Romney com 45, em situação de empate técnico.

Nesta terça-feira, os números viraram a favor de Obama. O presidente dos EUA ganhou território pelo terceiro dia consecutivo sobre Romney, com uma vantagem de 46 a 43 por cento.

Divulgada algumas horas antes do segundo debate entre os candidatos, a pesquisa mostrou que o número de eleitores indecisos aumentou, indicando uma queda no apoio a Romney neste cobiçados grupo de eleitores.

O levantamento mostrou que Obama recuperou espaço depois da queda sofrida em consequência da participação ruim no primeiro debate presidencial.

Após aparecer atrás de Romney logo depois do confronto do dia 3 de outubro, Obama reassumiu a liderança no domingo e a aumentou em um ponto percentual a cada dia esta semana.

A pesquisa online com 1.846 prováveis eleitores foi realizada entre 12 e 16 de outubro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.