• Carregando...
Barack Obama (à direita) responde a pergunta da plateia, enquanto é observado por seu adversário republicano Mitt Romney durante debate em Nova York | REUTERS/Rick Wilking
Barack Obama (à direita) responde a pergunta da plateia, enquanto é observado por seu adversário republicano Mitt Romney durante debate em Nova York| Foto: REUTERS/Rick Wilking
  • O candidato republicano Mitt Romney (à direita) é observado por Barack Obama enquanto responde a pergunta durante o debate presidencial

O presidente americano, Barack Obama, e o seu adversário republicano, Mitt Romney, cumprimentaram-se no início de seu segundo debate transmitido ao vivo pela televisão, com vistas às eleições de 6 de novembro.

O chefe de Estado democrata, que se saiu mal no primeiro confronto com o republicano, em 3 de outubro, e pesquisas de opinião sugerem que a corrida presidencial está extremamente acirrada, faltando apenas três semanas para o dia da votação.

Por este motivo, toda a pressão recai sobre o candidato democrata neste segundo debate, que precisará reverter seu fraco desempenho anterior.

Obama, usando terno escuro e gravata vermelha, e o ex-governador de Massachusetts, usando terno também escuro e gravata azul com listras, entraram no cenário especialmente preparado para o debate às 21H00 locais (22H00 de Brasília) na universidade Hofstra em Hempstead (estado de Nova York, leste) para este debate de 90 minutos durante o qual respondem a perguntas feitas por um grupo de 82 eleitores indecisos.

A mediadora deste debate é a jornalista Candy Crowley, da emissora CNN.

Primeiro debate

Obama tenta corrigir a forma apática pela qual foi duramente criticado no primeiro debate. "Quase toda pressão desta vez estará sobre Obama, já que ele foi mal no primeiro debate e isso pareceu ajudar Romney e alterou a disputa", disse Andrew Taylor, cientista político da Universidade Estadual da Carolina do Norte. "Obama precisa endireitar o barco e injetar confiança nos democratas novamente", afirmou.

O debate de 3 de outubro marcou o início de uma fase de crescimento de Romney nas pesquisas, e os dois candidatos agora aparecem empatados nos levantamentos nacionais de intenções de voto.

A pesquisa diária Reuters/Ipsos da segunda-feira mostrou Obama com 47 por cento e Romney com 45, em situação de empate técnico.

Nesta terça-feira, os números viraram a favor de Obama. O presidente dos EUA ganhou território pelo terceiro dia consecutivo sobre Romney, com uma vantagem de 46 a 43 por cento.

Divulgada algumas horas antes do segundo debate entre os candidatos, a pesquisa mostrou que o número de eleitores indecisos aumentou, indicando uma queda no apoio a Romney neste cobiçados grupo de eleitores.

O levantamento mostrou que Obama recuperou espaço depois da queda sofrida em consequência da participação ruim no primeiro debate presidencial.

Após aparecer atrás de Romney logo depois do confronto do dia 3 de outubro, Obama reassumiu a liderança no domingo e a aumentou em um ponto percentual a cada dia esta semana.

A pesquisa online com 1.846 prováveis eleitores foi realizada entre 12 e 16 de outubro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]