• Carregando...

Uma "Declaração de Berlim" que comemora o 50o aniversário da União Européia no domingo vai determinar uma data em 2009 para que o bloco revise suas estruturas institucionais, disse um esboço final do documento.

"Hoje, 50 anos após a assinatura do Tratado de Roma, concordamos com o objetivo de posicionar a União Européia em uma nova fundação conjunta pelas eleições do Parlamento Europeu em 2009", disse o esboço final, obtido pela Reuters na sexta-feira e traduzido para o inglês.

Uma autoridade alemã da presidência da UE que pediu para ficar anônimo disse que a declaração vai detalhar que o bloco está "unido no objetivo de colocar a UE em novas fundações até 2009".

A chanceler alemã, Angela Merkel, quer que a declaração, que será apresentada durante festividades da qual participarão líderes da UE em Berlim, lance seus esforços para retomar a constituição do bloco, paralisada desde que foi rejeitada pelos eleitores franceses e holandeses em 2005.

A declaração não menciona a constituição, mas Merkel a vê como um apoio ao seu esforço de reviver essas reformas.

República Tcheca, Polônia, Grã-Bretanha, Holanda e França devem ser os países mais difíceis para Merkel convencer conforme ela pressiona com planos para determinar um "mapa do caminho" específico para a carta da UE, que tem o objetivo de tornar as instituições do bloco mais eficientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]