Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nações Unidas

Deixar que Irã tenha arma nuclear pode gerar guerra, diz Sarkozy

Declaração do presidente francês foi feita na assembléia da ONU, nesta terça

Permitir que o Irã adquira armas nucleares poderia provocar a desestabilização do mundo e a eclosão de uma guerra, afirmou nesta terça-feira (25) o presidente da França, Nicolas Sarkozy, diante da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

No discurso, Sarkozy disse: "Não haverá paz no mundo se a comunidade internacional hesitar diante da proliferação das armas nucleares."

O Irã tem direito à energia nuclear para fins pacíficos, disse Sarkozy, "mas se permitirmos que o Irã adquira armas nucleares, vamos incorrer em um risco inaceitável de instabilidade na região e no mundo". E acrescentou: "Fraqueza e omissão não levam à paz. Elas levam à guerra."

O Irã argumenta que seu programa nuclear é pacífico, mas o Ocidente suspeita que o enriquecimento de urânio no país tem como objetivo desenvolver a capacidade para produzir armas nucleares.

O discurso de Sarkozy está alinhado com o do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush -um dos maiores críticos do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad.

Discurso de Bush

Em seu discurso na ONU, Bush anunciou que irá impor sanções ao governo ditatorial de Mianmar (a antiga Birmânia). O presidente dos Estados Unidos acusou o regime de manter uma censura de 19 anos, "imposta pelo medo".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.