• Carregando...

Washington – A batalha pelo controle do Congresso americano entrou na reta final ontem, quando uma nova pesquisa mostrou que os democratas provavelmente se beneficiarão do descontentamento dos eleitores com a guerra no Iraque.

Na tentativa de reverter a situação, o presidente George W. Bush e outros líderes republicanos se aproveitam de um tropeço do senador democrata John Kerry (veja texto ao lado).

Apesar disso, a pesquisa do The New York Times/CBS News divulgada ontem mostra que apenas 29% dos eleitores americanos aprovam a política de guerra de Bush, o mesmo percentual de seu nível mais baixo de popularidade ligada ao conflito, medido de maio a junho deste ano.

Ainda que a pesquisa não forneça dados específicos por distritos, nem sobre as disputas para o Senado e a Câmara dos Representantes, o Times indicou que 52% dos eleitores entrevistados votarão para os democratas, contra apenas 33% para os republicanos. Entre os eleitores independentes, considerados chaves para os resultados gerais, 50% disseram que apoiarão os democratas, contra 23% que votarão para os republicanos.

A pesquisa do Times/CBS praticamente confirma o resultado da pesquisa divulgada na quarta-feira pelo The Wall Street Journal/NBC, que deu 52% para os democratas, contra 37% para os republicanos.

As duas pesquisas, no entanto, foram realizadas antes da declaração de Kerry. Para recuperar a maioria no Congresso, os democratas precisam conseguir 15 cadeiras a mais do que já têm na Câmara dos Representantes e seis das 33 que estão em disputa no Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]