• Carregando...
Familiares de crianças que estão presas em caverna no Norte da Tailândia improvisam altar para rezar pelo sucesso da operação de resgate | YE AUNG THUAFP
Familiares de crianças que estão presas em caverna no Norte da Tailândia improvisam altar para rezar pelo sucesso da operação de resgate| Foto: YE AUNG THUAFP

Dois dos meninos tailandeses presos na caverna e o treinador deles não tem condições físicas de deixar o local, disseram à rede de TV CNN membros da Marinha do país asiático que pediram para não ser identificados. Segundo avaliação médica, os três estão sofrendo de exaustão provocada pela desnutrição. O grupo está preso no local há 13 dias, e a desnutrição e a perda de peso são alguns dos efeitos possíveis para quem passa tanto tempo em uma caverna nas condições enfrentadas por eles. 

Essa situação eleva as preocupações, já que há previsão de mais chuva neste final de semana, aumentando a pressão para colocar em prática um plano capaz de tirar os 12 meninos e o técnico da gruta antes que o nível da água continue a subir. 

Leia também: ï»¿Equipes correm contra o tempo - e a água - para resgatar meninos presos em caverna

A água está sendo bombeada do local, mas trata-se de um trabalho lento, que ficará comprometido caso as chuvas apertem no norte da Tailândia - a previsão é que isso comece a acontecer já nesta sexta.  

Segundo uma autoridade do Ministério do Interior tailandês, 40% da água foi retirada da caverna. Poonsak Woongsatngiem afirmou ao jornal britânico The Guardian que a ideia é que os jovens só precisem usar colete salva-vidas para percorrer a caverna; ou seja, o equipamento de mergulho seria dispensável. 

A saída do grupo via mergulho é considerada a hipótese mais arriscada no momento (nenhuma dos presos na caverna tem experiência no procedimento), mas, caso as chuvas previstas para as próximas semanas inundem o local, pode acabar sendo a única alternativa. 

Correndo contra a água

"Antes de encontrá-los, nós estávamos correndo contra o tempo. Agora estamos correndo contra a água", afirmou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, que coordena o resgate. "Todo mundo está exausto, mas não podemos correr o risco de ter mais inundações." 

O grupo desapareceu em 23 de junho e só foi encontrado por mergulhadores na segunda (2) em um trecho de difícil acesso dentro da caverna. 

Eles começaram a receber aulas de mergulho na quarta (4), com lições sobre como respirar com o equipamento. 

Imagens divulgadas pela Marinha tailandesa mostraram que os jovens estavam bem de saúde, apesar do tempo que passaram sem comer. Os militares não explicaram por que uma das crianças e o treinador não aparecem nas imagens. 

Saída pode demorar mais de cinco horas

Para sair, os meninos (com idades entre 11 e 16 anos) e seu treinador (que tem 25 anos) terão que percorrer cerca de quatro quilômetros por dentro da caverna, sendo que parte do trecho está inundada. 

Mergulhadores experientes que trabalham no resgate disseram que demoraram seis horas para fazer o percurso, nadando, mergulhando e caminhando - e mais cinco horas para percorrer o caminho da volta, já que não é preciso nadar contra a corrente. 

Por esse plano, cada um dos integrantes do grupo seria acompanhado por dois ou três mergulhadores e usaria uma corda como guia. Um dos problemas dessa estratégia é que qualquer recuo exigiria que as crianças, já bastante cansadas, tivessem de enfrentar a corrente. 

Leia também: ï»¿Retirar meninos presos em caverna na Tailândia pode demorar meses. Grupos de resgate trabalham com 3 opções

Por isso, uma das prioridades da equipe de salvamento é, além de treinar o grupo, garantir que todos estejam saudáveis o suficiente para fazer o percurso de volta. 

As outras alternativas de resgate incluem drenar água suficiente para que possam sair caminhando, perfurar a superfície e retirá-los pelo buraco ou conduzi-los para uma caverna maior e esperar o fim da temporada de chuvas na região, em novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]