• Carregando...

O Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou nesta sexta-feira (29) que vai aumentar as medidas de segurança nos aviões, depois que foram encontrados pacotes suspeitos com destino aos Estados Unidos. O FBI (polícia federal americana) afirmou que não havia explosivos nos pacotes.

"O público deve esperar aumentos específicos, incluindo revistas mais rigorosas e segurança adicional nos aeroportos, diz o comunicado.

Autoridades norte-americanas e britânicas estão em alerta e investigaram aeronaves nos aeroportos americanos da Filadélfia, na Pensilvânia, e de Newark, em Nova Jersey, e no aeroporto britânico de East Midlands, a 260 km ao norte de Londres.

As autoridades confirmaram a existência de pacotes suspeitos no avião de East Midlands e em uma instalação da empresa Fedex, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mas não havia pacotes nos dois aviões investigados em território americano.

A mídia local informou que aviões de carga também foram detidos para investigação em Portland, Maine, e no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York.

Alerta

A investigação começou após um alerta de que aeronaves vindas do Iêmen e com destino aos EUA teriam pacotes suspeitos. O alerta teria sido dado por um país aliado dos EUA. O grupo terrorista al-Qaeda da Península Arábica seria o principal suspeito, segundo fontes de segurança dos EUA.

Após a confirmação dos incidentes, o governo do Iêmen afirmou que iria investigar o caso.

Os EUA intensificaram o treinamento, a inteligência e a assistência militar ao Iêmen depois de uma tentativa fracassada de explodir um avião de passageiros norte-americano no dia de Natal, em 2009, reivindicada pelo braço iemenita da rede terrorista da al-Qaeda.

A Fedex disse que suspendeu preventivamente suas entregas vindas do Iêmen.

O FBI também afirmou que os pacotes suspeitos eram endereçados a entidades judaicas da cidade americana de Chicago.

Mais cedo, uma porta-voz da Federação Judaica, havia anunciado que as sinagogas da principal cidade do estado de Illinois haviam sido postas em alerta depois que os pacotes foram achados.

Obama avisado

A Casa Branca disse que o presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado na noite de quinta-feira sobre uma possível ameaça terrorista contra os EUA, relacionada com pacotes suspeitos vindos do Iêmen e colocados em aviões com destino ao país.

"Graças à estreita colaboração entre as agências do governo dos EUA e nossos aliados e parceiros estrangeiros, as autoridades foram capazes de identificar e examinar dois pacotes suspeitos, um em Londres e um em Dubai", disse o porta-voz Robert Gibbs.

"O presidente orientou as agências de inteligência e segurança e o Departamento de Segurança Interna para que tomem providências para garantir a segurança dos americanos, e para determinar se estas ameaça são parte de qualquer complô adicional", disse.

Os incidentes ocorrem quatro dias antes das eleições parlamentares nos EUA, marcadas para a próxima terça-feira.

Caminhão em Nova York

Além disso, a polícia de Nova York investigou um caminhão da empresa UPS no bairro do Queens, também sob a suspeita de que conteria explosivos. Nada de anormal foi encontrado.

Questionado sobre se o incidente tinha conexão com o caso dos aviões, o porta-voz da polícia, Paul Browne, negou-se a confirmar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]