• Carregando...

A Indonésia suspendeu o alerta de tsunami emitido logo após o terremoto de 7,5 graus que abalou a ilha de Sulawesi, no início da manhã de ontem. Autoridades do país disseram que ainda não há notificação de mortes, embora moradores de Tolitoli tenham relatado o colapso de algumas construções.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, com base no Havaí, emitiu um alerta de tsunami para uma área no raio de mil quilômetros do epicentro do tremor e aconselhou que as autoridades da região "tomassem medidas imediatas para evacuar as áreas costeiras".

O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) – que monitora terremotos em todo o planeta – indicou que o epicentro do tremor ocorreu a 136 quilômetros de Gorontalo, em Sulawesi, Indonésia, a uma profundidade de 21 quilômetros abaixo do mar (veja infográfico ao lado).

O alerta foi feito para cidades a até mil quilômetros de distância do epicentro. Alguns moradores fugiram em pânico de suas casas.

Ainda não foram registrados danos materiais ou feridos por causa do acidente. Robert Bano, um morador de Gorantolo disse que o terremoto balançou as casas da localidade por cerca de dois minutos.

A Indonésia está localizada em região propícia para abalos sísmicos, no centro do chamado "Anel de Fogo", formado por um arco de vulcões e falhas geológicas no oceano Pacífico. Em dezembro de 2004, um grande terremoto na costa da ilha de Sumatra provocou um tsunami que matou mais de 230 mil pessoas, atingindo toda a costa do oceano Índico.

No ano passado, um tsunami na ilha de Java fez quase 5 mil vítimas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]