• Carregando...
Moradores limpam as ruas cobertas pelas cinzas do vulcão Pacaya | Reuters
Moradores limpam as ruas cobertas pelas cinzas do vulcão Pacaya| Foto: Reuters
  • Depois de vulcão, população aguarda por tempestade em abrigos de emergência

Autoridades guatemaltecas intensificaram neste sábado (29) os preparativos antes da chegada antecipada da primeira tempestade da temporada de furacões do Pacífico com a expectativa de que o clima cause inundações em algumas regiões.

Equipes de emergência informaram que os rios já estão acima do nível normal devido às fortes chuvas e alertaram que as inundações podem ser piores do que o normal devido ao fato de que as cinzas do vulcão Pacaya, localizado ao sul da capital, bloquearam os sistemas de drenagem.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que uma depressão tropical na costa oeste da nação da América Central deve trazer fortes chuvas à Guatemala, ao Sul do México e em El Salvador.

Alertas de tempestade tropical foram emitidos na costa do Pacífico, de Boca de Pijijiapan, no Sul do México, à fronteira de El Salvador com Honduras. A depressão deve se tornar uma tempestade tropical ainda neste sábado, disse o Centro Nacional de Furacões.

Cerca de 2.000 pessoas já deixaram suas casas devido à erupção do Pacaya, localizado a 40 quilômetros ao sul da Cidade da Guatemala. Pelo menos uma morte ocorreu devido ao fenômeno e o principal aeroporto internacional do país foi fechado.

O vulcão, que entrou em erupção na quinta-feira, ainda está em atividade, mas sua intensidade aparentemente está diminuindo, disse uma autoridade da defesa civil. O Pacaya está ativo desde a década de 1960, mas não soltava rochas e cinzas desde 1998.

O vulcão fica próximo de algumas das principais plantações de café do país, mas a associação nacional do setor, a Anacafe, não tem informações sobre danos.

Trabalhadores do setor cafeeiro disseram na sexta-feira que as chuvas estavam ajudando a limpar as cinzas das árvores e se mostraram otimistas de que o dano à colheita será mínimo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]