• Carregando...

Washington – Dados fornecidos por um dos satélites da Nasa revelam que a redução da camada de gelo da Groenlândia continua.

O degelo no litoral da ilha da Groenlândia é superior à acumulação de neve registrada, devido a uma queda excessiva de neve no interior, segundo a Nasa.

Por meio de uma técnica que revela as mudanças regionais no peso da camada de gelo, os cientistas do Centro Goddard de Vôos Espaciais da Nasa afirmaram que essas regiões do litoral perderam 115 gigatons (171 quilômetros cúbicos) por ano entre 2003 e 2005.

Ao contrário, o aumento do gelo nas regiões mais elevadas do interior foi de 54 gigatons (58 quilômetros cúbicos) no mesmo período.

"Com esta análise, observamos uma grande perda da massa de gelo que se concentra nas regiões litorâneas de menor elevação e que quase a metade dessa redução ocorre no sudeste da Groenlândia", afirmou Scott Luthcke, do Laboratório de Geodinâmica Planetária do Centro Goddard.

O cientista disse que na década de 1990 a existência da massa gélida da Groenlândia mantinha um equilíbrio porque o degelo era compensado pela acumulação de neve.

"Esta situação mudou, de maneira considerável, com uma perda líquida anual do gelo que é igual a quase seis anos de fluxo médio de água no rio Colorado", afirmou.

O estudo se baseia em dados proporcionados pelo satélite Grace que revela informações detalhadas sobre quando e onde se alterou a massa de gelo da Groenlândia, indicou a Nasa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]