• Carregando...

Katowice, Polônia (AE/AP) – Depois de determinar o fim das buscas, as autoridades polonesas informaram ontem que 66 pessoas morreram e 160 ficaram feridas no sábado no desabamento do teto de um centro de convenções no sul da Polônia. As equipes de resgate disseram que não esperavam encontrar mais sobreviventes sob as vigas retorcidas. Foi iniciada uma investigação para determinar o que causou a pior tragédia na Polônia em duas décadas. Acredita-se que o teto tenha desabado por causa do peso da neve. Mas Grzegorz Slyszyk, que representa a empresa proprietária do prédio, disse que a neve vinha sendo removida regularmente.

Graf Pietro, uma testemunha da tragédia, disse à imprensa que realmente não havia muita neve sobre o teto. Outra teoria para causa do desabamento é a de que o extremo frio teria feito as estruturas de aço cederem. Quinze pessoas morreram em 2 de janeiro quando o teto de uma pista de patinação caiu no sul da Alemanha por causa do peso da neve.

A Polônia vive o inverno mais rigoroso das últimas décadas, assim como outras partes da Europa. Quase 200 pessoas morreram no país por causa da onda de frio, que também afetou os transportes e o fornecimento de energia. As temperaturas chegaram a 30 graus centígrados abaixo de zero.

O acidente de sábado à tarde ocorreu durante uma exibição internacional de pombos-correio na cidade de Katowice, na região de Silésia, cerca de 300 quilômetros ao sul de Varsóvia. Segundo os organizadores, cerca de 500 pessoas estavam no local no momento da tragédia. Diversos estrangeiros, entre eles alemães e belgas, estão entre os mortos e feridos.

O polonês Tadeusz Dlugosz soube, pouco depois de ser resgatado, que seu filho de 26 anos tinha morrido no desabamento. Ele caminhava pelo local da tragédia tentando saber para onde tinham levado o corpo do filho. "Ele teve a idéia de vir à feira e aqui encontrou sua tumba", lamentou. O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, declarou luto nacional até quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]