• Carregando...
Governador da Flórida adotou a imigração ilegal como um dos temas centrais da sua pré-campanha à Casa Branca
Governador da Flórida adotou a imigração ilegal como um dos temas centrais da sua pré-campanha à Casa Branca| Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

O governador da Flórida, Ron DeSantis, que está em campanha presidencial para as eleições primárias republicanas, anunciou nesta quinta-feira (22) que mais de 90 xerifes de todo os Estados Unidos formaram uma “coalizão” para proteger a comunidade dos “estragos da colapsada fronteira” com o México.

DeSantis, que tem a imigração irregular como um dos focos de sua campanha para as eleições presidenciais de 2024, disse em um comunicado que a coalizão é resultado de uma reunião que celebrou há duas semanas no Arizona com xerifes daquele estado e de Novo México, Texas, Geórgia e Idaho.

“A imigração ilegal não só devastou as comunidades ao longo da fronteira sul, mas também prejudicou estados em todo o país com a afluência mortal de fentanil traficado por cartéis e taxas mais altas de crimes violentos”, disse DeSantis.

O gabinete do governador publicou uma carta dos xerifes que formam parte da coalizão, que são em sua maioria da Flórida, mas também de estados fronteiriços como Arizona, Califórnia, Texas e Novo México, e dos quatro pontos dos EUA, desde Oregon a Geórgia, passando por Nova York, Virgínia, Nova Jersey, Oklahoma, Arkansas, Ohio, Illinois e Dakota do Norte e do Sul, entre outros.

“Tenho orgulho de trabalhar com este grupo crescente de líderes de aplicação da lei e trazer recursos e liderança dedicados da Flórida para resolver este problema nacional”, disse o governador, que está em segundo lugar nas pesquisas primárias republicanas, atrás do ex-presidente Donald Trump, seu antigo mentor.

Na carta, os xerifes dizem que o governo federal falhou em suas responsabilidades de proteger as fronteiras dos EUA e que as consequências de sua “abdicação” naquela área estão sendo sentidas em todo o país.

“Como xerifes, agradecemos que a Flórida tenha reconhecido a crise em nossa fronteira e estamos fazendo parceria com o Sunshine State [Estado do Brilho do Sol, apelido da Flórida] para devolver a lei e a ordem às nossas ruas”, apontam em um texto cheio de elogios a DeSantis e críticas ao governo do presidente democrata Joe Biden.

Os xerifes concluem sua carta com um apelo para que outras agências de aplicação da lei se juntem à Flórida na luta contra a crise na fronteira.

Antes de entrar na campanha eleitoral, o governador promoveu uma das leis mais duras dos Estados Unidos contra a imigração irregular, que entrará em vigor em 1º de julho.

Além disso, aderiu à iniciativa do governador do Texas, Greg Abbott, de enviar requerentes de asilo e imigrantes ilegais para estados e cidades controlados pelos democratas, enviando 50 venezuelanos para Massachusetts em 2022 e outro grupo de imigrantes do Texas para a Califórnia este ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]