• Carregando...
Governador da Flórida foi acusado pelo presidente mexicano de “politicagem” e respondeu: “Ele tem um desastre nas mãos”
Governador da Flórida foi acusado pelo presidente mexicano de “politicagem” e respondeu: “Ele tem um desastre nas mãos”| Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

O governador da Flórida, Ron DeSantis, rebateu as críticas que o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, fez contra uma nova lei contra a imigração ilegal publicada pelo estado americano.

Na semana passada, o Legislativo da Flórida aprovou uma lei que invalida carteiras de motorista e de identidade emitidas por outros estados para “migrantes não autorizados” e exige que hospitais coletem informações sobre o status de migração dos pacientes e as enviem às autoridades estaduais, entre outras medidas que buscam dificultar que pessoas sem autorização legal se instalem no estado.

A lei também prevê a destinação de mais US$ 12 milhões para a realocação de migrantes para outros estados americanos.

Antes de DeSantis promulgar a lei na última quarta-feira (10), Obrador afirmou que o governador da Flórida quer “tirar proveito da dor das pessoas, da dor dos migrantes, das necessidades das pessoas, em nome de ganhos políticos”.

“Isso é imoral. Isso é politicagem”, disse o presidente mexicano, que acusou DeSantis de tomar “medidas repressivas e desumanas contra os imigrantes na Flórida porque quer ser candidato” à presidência.

Em coletiva de imprensa em Fort Myers, DeSantis respondeu. “Temos esse presidente mexicano, que está criticando a Flórida por promulgar leis contra a imigração ilegal. Parece-me que ele tem um desastre nas mãos. Ele tem cartéis totalmente fora de controle comandando o país dele e todos os milhões de pessoas que estão vindo para o nosso país estão atravessando o país dele. Que tipo de país permite que milhões de pessoas simplesmente atravessem assim?”, disse o governador republicano.

À meia-noite de quinta (11) para sexta-feira (12) no horário do leste dos Estados Unidos (uma hora da madrugada no horário de Brasília), chegou ao fim nos Estados Unidos o Título 42, uma medida sanitária que permitia a expulsão automática da maioria dos imigrantes ilegais que chegavam à fronteira sul do país, sem lhes dar a oportunidade de solicitar asilo.

O receio é que a derrubada do Título 42, que ocorreu devido ao fim da emergência sanitária de Covid-19, estimule ainda mais a migração ilegal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]