• Carregando...
Tripulação do ônibus espacial Challenger na foto oficial da missão. Nave explodiu 73 segundos após o lançamento | NASA/AFP
Tripulação do ônibus espacial Challenger na foto oficial da missão. Nave explodiu 73 segundos após o lançamento| Foto: NASA/AFP

O desastre espacial mais famoso da história completa 30 anos nesta quinta-feira. No dia 28 de janeiro de 1986, o mundo testemunhava uma cena assustadora. Pouco mais de um minuto depois de deixar a base de Cabo Canaveral, nos EUA, o ônibus espacial Challenger explodiu no céu, matando sua tripulação de sete pessoas e deixando uma cicatriz na história da Nasa.

Dois grandes motivos tornaram o acidente um marco. Ele foi transmitido ao vivo e, entre os astronautas, estava a americana Christa McAuliffe, que seria a primeira civil enviada ao espaço, selecionada entre cerca de 11 mil professores para integrar aquela missão.

Sequência mostra a explosão que levou à queda da Challenger HANDOUT/AFP

Desde o início, o Challenger, cuja construção custou cerca de US$ 1,1 bilhão, enfrentou uma série de complicações. Seu lançamento, inicialmente previsto para o dia 22, foi adiado cinco vezes devido a más condições meteorológicas em Cabo Canaveral e também na África, onde poderia fazer um pouso de emergência.

A nave explodiu enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico, ainda perto da costa americana. Posteriormente, a Nasa concluiu que a causa da tragédia foi um vazamento de combustível no foguete propulsor que levava o ônibus espacial.

A missão era comandada por Francis Scobee. Também faziam parte da tripulação o piloto Michael Smith e os cientistas Judith Resnik, Ronald McNair, Ellison Onizuka e Gregory Jarvis. Segundo os planos da Nasa, a missão STS-51L do Challenger duraria aproximadamente uma semana. Sua tarefa principal seria trazer para a Terra a plataforma de experiências Spartan, que ficava na órbita do planeta.

A explosão do Challenger representou um duro golpe ao programa espacial americano, que só voltaria a enviar voos tripulados ao espaço em setembro de 1988, na nave Discovery.

Lembranças

Durante toda esta semana, a Nasa está homenageando as vítimas da Challenger e de outros dois desastres, que coincidentemente aconteceram em datas próximas (mas de anos diferentes). Na quarta-feira (27), a morte de três astronautas que se preparavam para o lançamento do programa Apollo completou 49 anos. Na segunda-feira, a agência reviverá o luto da tragédia com a nave Columbia, que se desintegrou na reentrada da atmosfera em 2003, matando outros sete astronautas.

O diretor da agência, Charles Bolden, vai liderar as homenagens às vítimas dos três acidentes, nesta quinta-feira, no chamado Dia da Recordação. Vários centros da Nasa receberão familiares de pessoas mortas enquanto trabalhavam em missões espaciais. Haverá cerimônias no Cemitério Nacional de Arlington, na Virginia, e no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]