Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arqueologia

Descoberta pirâmide de 1.500 anos na capital mexicana

Arqueólogos descubriram uma imensa pirâmide pre-histórica enterrada em uma colina localizada na Cidade do México, que teria sido construída há cerca de 1.500. A base do monumento tem cerca de 150 metros, o mesmo tamanho da pirâmide da Luna, localizada na cidade pré-hispânica de Teotihuacan, berço de uma das civilizações mais importantes da Mesoamérica, informou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH).

A pirâmide, localizada no populoso bairro de de Iztapalapa, no oeste da capital mexicana, tem uma altura de 18 metros, menos da metade da altura da pirâmide de Luna de Teotihuacan.

Segundo o diretor do projeto de escavação, o arqueólogo Jesús Sánchez, a pirâmide faz parte de uma colônia fundada pelos teotihuacanos no chamado Cerro de la Estrella, no ano 300 despois de Cristo, e que media entre 17 e 20 hectares.

- Essa estrutura piramidal era o templo mais importante deste assentamento. Era a edificação religiosa de maior importância para todo o assentamento teotihuacano - disse Sánchez. - Se sabia da existência dessa colônia teotihuacana, mas não se sabia da presença desta estrutura.

A zona onde foi feita a descoberta foi isolada, como medida de conservação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.