• Carregando...
Um dos prédios danificados em Zhouqu: local é de difícil acesso a escavadeiras | AFP
Um dos prédios danificados em Zhouqu: local é de difícil acesso a escavadeiras| Foto: AFP

Bombeiros conseguiram resgatar 28 sobreviventes dos deslizamentos de terra que devastaram o condado de Zhouqu, na província de Gansu, na China. Ao menos 127 pessoas morreram na tragédia, causada pelas fortes chuvas na região, e quase 2 mil ainda es­­tão desaparecidas.

Água, lama e pedras atingiram em cheio Zhouqu, uma região dominada por colinas íngremes e estéril, após as chuvas torrenciais na noite de sábado, afirmou a agência de notícias Xinhua, citando autoridades locais.

A chuva acumulada escoou para o Rio Bailong, que atravessa a principal via de Zhouqu, causando cheia e deslizamentos de terra. Mais chuva está prevista para amanhã.

"Muitas casas térreas foram submersas e agora estamos esperando para ver quantas pessoas conseguiram sair", disse um mo­­rador de Zhouqu.

"As escavadeiras não podem acessar o local. Só podemos usar pás e as nossas mãos para resgatar os soterrados", contou.

Paquistão

As chuvas no Paquistão também deixam mortos e desabrigados há dias, levando o governo brasileiro a liberar uma doação de US$ 500 mil pa­­ra ajudar as vítimas. Os re­­cursos chegarão ao país por meio de contribuição voluntária ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, se­­gundo o Ministério das Re­­la­­ções Exteriores. As informações são da Agência Brasil.

Dados oficiais informam que cerca de 27 mil pessoas ainda es­­­tão isoladas no país em conse­­quên­­cia das enchentes. Segundo as autoridades, os riscos de uma epidemia de diarreia e cólera são as maiores ameaças à população no momento. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas preci­­sem de ajuda urgente, com co­­mu­­­­nidades inteiras devastadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]