• Carregando...

Ao menos dez soldados tadjiques morreram nesta terça-feira durante uma operação contra um grupo armado ilegal lançada após o assassinato do chefe dos serviços de segurança na região fronteiriça com o Afeganistão, indicou à AFP uma fonte militar no Tadjiquistão.

Ao menos 20 soldados ficaram feridos durante esta operação especial na província de Badakhchan, no leste do país, que tentava neutralizar e prender os membros deste grupo armado, que, suspeita-se, esteja envolvido no assassinado no sábado do general Abdull Nazarov, acrescentou esta mesma fonte.

Também houve mortos e feridos entre os membros do grupo armado, disse a fonte sem dar mais detalhes.

Os confrontos ocorreram na cidade de Khorog, perto da fronteira com o Afeganistão.

O general Nazarov, que foi vice-presidente do Serviço Federal de Segurança (ex-KGB) antes de ser nomeado chefe do departamento na província de Badakhshan, foi morto no sábado.

Inicialmente, as autoridades culparam pelo assassinato um grupo de contrabandistas de tabaco, mas agora acusam um ex-comandante rebelde da guerra civil dos anos 1990 desta ex-república soviética da Ásia Central, Tolib Ayombekov.

O Tadjiquistão, que tem uma fronteira porosa de 1.340 quilômetros com o Afeganistão, sofreu desde a queda da União Soviética e até 1997 uma sangrenta guerra civil entre o governo e os combatentes islamitas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]