• Carregando...

São Paulo (AE) – Imagine passar seis meses no espaço. Uma aventura e tanto? Agora pense ficar seis meses sem tomar uma chuveirada, comer a cada oito dias o mesmo prato reidratado, usar um cano de sucção para coletar sua urina e se amarrar para dormir, sob o risco de sair voando e bater a cabeça – isso sem contar o espaço reduzido para se movimentar. Esse é o dia-a-dia dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (EEI), base humana permanente na órbita terrestre, que recebe até o fim da semana o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Para o astronauta Marcos Pontes, que fica oito dias na estação, a estada não será uma provação. É o mesmo tempo que costumam ficar os turistas espaciais enviados na mesma nave Soyuz (mas que pagam o dobro do valor desembolsado pelo governo brasileiro, que foi de US$ 10 milhões). Alguns rituais, no entanto, são os mesmos. Já na ida é preciso acostumar o corpo à ausência de gravidade, que pode provocar tontura, dor de cabeça e enjôo, que desaparecem em três dias normalmente.

Passado o enjôo, é hora de aproveitar o cardápio. Nada de pílulas. A alimentação é relativamente diversificada, e cientistas americanos e europeus tentam reproduzir versões fáceis de serem consumidas no local, mas com o sabor do que é feito em casa. Só que os pratos se repetem a cada oito dias. Os utensílios usados na hora da refeição ficam presos ou saem voando pela estação.

Ir ao banheiro não é uma das tarefas mais tranqüilas na EEI. Uma cabine guarda um vaso, onde o astronauta se senta. As semelhanças param por aí. Primeiro, ele tem de se amarrar pelos pés e pernas para não voar. A coleta é feita por sistemas de ar. Um sistema de ventilação leva o líquido para um sistema de reciclagem, onde toda a água usada na estação (inclusive a urina) é limpa para ser reaproveitada. O banho é tomado em um compartimento parecido com o box, só que gotas de água se grudam sobre a pele e o astronauta usa um sabonete especial para se limpar. Depois, tudo é retirado por umtipo de aspirador. Para dormir, o jeito é entrar em sacos presos nas paredes, se amarrar e usar máscaras,afinal o sol nasce a cada 90 minutos, seguindo a órbita da EEI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]