• Carregando...

A imagem favorável do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que no próximo 7 de agosto chega à metade de seus quatro anos de governo, caiu para 48% contra os 71% que tinha antes do primeiro ano, enquanto o apoio popular diminuiu de 70% a 47%, segundo uma pesquisa divulgada este domingo.

A consulta do instituto de pesquisas Napoleón Franco indica também que a imagem desfavorável do presidente subiu dos 25% que registrava há um ano para 47%.

Santos também perdeu o apoio dos colombianos, pois em julho de 2011 vinte e cinco por cento não o apoiavam e agora este percentual aumentou para 48%, segundo o instituto de pesquisas, que realiza a cada três meses a mesma medição.

O presidente de centro-direita tampouco é favorecido pela opinião dos colombianos com relação ao trabalho que está fazendo: 54% estão insatisfeitos contra 28% que se declararam assim há um ano. Atualmente, 42% se disseram satisfeitos com seu governo.

O pessimismo dos colombianos atualmente chega a 68% entre os que acreditam que "as coisas (do país) vão mal" contra 32% que pensam o contrário.

A percepção de insegurança dos colombianos também aumentou, passando de 39% que tinham esta sensação há um ano, para 57% que hoje consideram que as condições de segurança do país pioraram. Apenas 5% disseram sentir que a segurança melhorou.

A Colômbia sofre há meio século com um conflito armado em ações das guerrilhas esqueristas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN), grupos paramilitares de extrema direita, as máfias do narcotráfico e a reação as forças armadas do Estado.

A pesquisa, encomendada por um grupo de mídia, consultou nos passados 20 e 22 de julho a opinião de 1.009 pessoas maiores de 18 anos em 13 cidades, e tem margem de erro de 3,1%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]