Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise na Líbia

Diretor da britânica London School of Economics cai por elo com Kadhafi

Instituição aceitou dinheiro da fundação mantida pelo ditador da Líbia. Acordo previa treinar "futuras lideranças" para o país, agora em crise política

O diretor da London School of Economics, Howard Davies, renunciou nesta quinta-feira (3) após a revelação de que a instituição aceitou dinheiro da fundação de caridade do ditador da Líbia, Muamar Kadafi, e fechou um acordo para formar jovens líbios que se tornariam a "elite" do país, agora imerso em uma violenta crise política.

Davies afirmou, segundo a imprensa britânica, que aceitar dinheiro da Líbia "acabou se revelando um engano". Como a reputação da universidade foi afetada, decidiu renunciar.

A escola disse, em um comunicado, que lamentou, mas aceitou a renúncia de Davies. Uma investigação externa e independente foi aberta para esclarecer as relações dda escola com a Líbia e com Saif al-Islam, um dos filhos de Kadafi, e que estudou na prestigiada escola.

Um documento diplomático americano, vazado pelo site WikiLeaks, afirma que o governo britânico também tomou parte do acordo, que incluía dar treinamento de liderança para 400 jovens líbios. O documento sugere que outras universidades britânicas estariam envolvidas em esquemas semelhantes.Na terça (1º), a escola concordou em doar as 300 mil libras esterlinas recebidas para uma bolsa que beneficia estudantes africanos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.