Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Diretora foragida após intoxicação mortal de 23 crianças se entrega na Índia

Uma investigação oficial tinha responsabilizado Mina Kumari de obrigar os alunos do centro, situado no estado de Bihar, a ingerir o almoço que estaria contaminado

A foragida diretora do colégio indiano onde na semana passada 23 crianças morreram por uma intoxicação alimentar se entregou às autoridades nesta quarta-feira (24), informou a polícia à imprensa local.

Uma investigação oficial tinha responsabilizado Mina Kumari de obrigar os alunos do centro, situado no estado de Bihar, a ingerir o almoço que, de acordo com as investigações, estava contaminado com pesticida.

Segundo a rede de televisão privada "NDTV", a polícia apresentou acusações de assassinato e conspiração criminosa contra a docente, que desapareceu no dia 16 depois da tragédia na escola de Masrakh, na aldeia de Gandaman.

Cerca de 300 mil professores de Bihar decidiram boicotar o programa de "Comida do meio-dia" a partir de amanhã, ao considerar que o Governo não está capacitado para realizá-lo de maneira satisfatória e que existem práticas corruptas.

"O (programa) está colocando os professores em uma situação ruim devido à excessiva corrupção", disse o presidente da associação de professores regional, Baranjnandan Sharma, citado pela agência local "Ians".

Segundo a investigação, no começo as crianças "se negaram" a provar o curry com batatas e soja que foram entregues a elas no refeitório escolar porque tinha um aspecto estranho e cheirava diferente, mas a administradora do centro "obrigou as crianças a comerem a comida".

O programa "Comida do meio-dia", implementado pelo Governo indiano, está ativo em mais de um milhão de escolas de todo o gigante asiático e abrange cerca de 120 milhões de crianças.

Graças ao programa, os estudantes com poucos recursos recebem pelo menos um almoço gratuito ao dia de alto nível nutricional.

O plano consegue aumentar "a inscrição de alunos nas escolas, sua permanência e sua atenção", de acordo com o Ministério indiano de Desenvolvimento de Recursos Humanos, organismo responsável.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.