• Carregando...

A principal autoridade da ONU para questões climáticas pediu nesta segunda-feira que os governos deem passos concretos pela adoção de um novo tratado contra o aquecimento global, sob risco de pôr em dúvida todo o processo de negociação.

Representantes dos governos nacionais estão reunidos na cidade portuária chinesa de Tianjin para mais uma rodada de discussões sobre um documento que substitua o Protocolo de Kyoto, que expira ao final de 2012.

As negociações têm esbarrado nas desconfianças entre países ricos e pobres, nas exigências de maior transparência a respeito das metas de redução das emissões de poluentes e nas discordâncias sobre o tamanho dos cortes oferecidos pelas nações desenvolvidas.

Uma tentativa de resolver o impasse na conferência climática de 2009, em Copenhague, terminou em fracasso, e pouca gente espera um resultado diferente da cúpula de novembro deste ano, em Cancún (México). A maior expectativa agora é que o novo tratado seja aprovado no ano que vem na África do Sul.

"Agora é a hora de acelerar a busca por um terreno comum", disse Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção Quadro da ONU para a Mudança Climática, aos delegados de quase 180 países reunidos na sessão de abertura da reunião de Tianjin, que vai até sábado.

"Um resultado concreto em Cancún é crucialmente necessário para restaurar a fé e a capacidade das partes para levar o processo adiante, para evitar que o multilateralismo seja percebido como uma estrada que nunca termina", afirmou ela em seu discurso.

O evento de Tianjin é a última reunião de trabalho importante antes da conferência de Cancún, que começa em 29 de novembro.

"Esta semana será, até certo ponto, um indicativo de até onde poderemos ir", disse o negociador dos EUA em Tianjin, Jonathan Pershing, à Reuters.

"Atualmente parece que a diferença é bastante grande, mas há esperança de chegar a um consenso em torno de algumas questões", declarou o negociador chinês Xie Zhenhua a jornalistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]