• Carregando...

Cabo Canaveral, EUA – O ônibus espacial Discovery foi lançado ontem do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, com sete astronautas a bordo – seis norte-americanos e um japonês. A decolagem ocorreu sem contratempos às 11h39 (de Brasília), como estava previsto. O ônibus espacial, os foguetes auxiliares de combustível sólido e o tanque de combustível externo pesam 2.051 toneladas. O aparelho levou oito segundos para atingir uma velocidade de 160 km/h. Parecia subir lentamente, mas em menos de um minuto voava a 1.600 km/h.

Foi a primeira nave com seres humanos a ser lançada pela agência espacial norte-americana (Nasa) desde o desastre com o ônibus espacial Columbia, em 1.° de fevereiro de 2003, no qual toda a tripulação morreu. O lançamento de ontem representa o fim de dois anos e meio de trabalho árduo para assegurar que a Nasa aprendeu as lições de segurança com o desastre do Columbia. Além de pôr à prova a segurança dos ônibus da Nasa, o Discovery foi ao espaço com a missão de levar peças e suprimentos para a Estação Espacial Internacional. O Discovery deve voltar à Flórida no dia 7 de agosto.

Fragmento

A Nasa classificou o início da missão como um "sucesso absoluto", mas um pequeno pedaço de cerâmica e outro fragmento maior que se desprenderam do Discovery durante o lançamento preocuparam os especialistas. Segundo a agência, o pedaço de cerâmica tem 3,8 centímetros e parece ter caído do motor de pouso direito. A origem, no entanto, só será determinada após a análise das imagens das câmeras de inspeção instaladas no ônibus.

O sucesso da missão é essencial para o futuro da conquista espacial dos Estados Unidos, cujas novas ambições são o retorno dos norte-americanos à Lua antes de 2020 e o envio de uma missão tripulada a Marte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]