• Carregando...

Guerrilha

Farc matam nove militares

Reuters

Nove soldados morreram ontem em combates entre a guerrilha Farc e soldados da Marinha que realizavam uma operação no sul do país, segundo a instituição. Na hora do incidente, os militares avançavam pela selva com o objetivo de sitiar o acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Departamento do Caquetá.

Com essa operação, a Marinha pretendia evitar que os guerrilheiros cometessem atentados durante a eleição presidencial de 30 de maio.

"Os fatos se deram quando as tropas ingressaram numa área de acampamento do grupo narcoterrorista", disse o comandante da Força Naval do Sul, almirante Rafael Colón.

Segundo ele, os confrontos também deixaram dois militares feridos e um desaparecido.

Cinco dias antes das eleições presidenciais da Colômbia, o opositor Antanas Mockus e o governista Juan Manuel Santos ainda continuam sem vantagem nas intenções de voto. Segundo uma pesquisa da empresa Ipsos Napoleón Franco, publicada neste final de semana, os dois estão tecnicamente empatados.

Mockus conseguiria 42% das intenções de voto na faixa entre os 18 e 24 anos, frente aos 30% para Santos. No grupo de pessoas en­­tre 25 e 54 anos, os dois estão em­­patados; mas com os maiores de 54 anos, Santos é amplamente aceito, com 43%s contra 24% de Mockus.

Os candidatos têm estilos di­­ferentes. O opositor usa a internet e tem um estilo pop, enquanto o governista e seus partidários cantam tradicionais músicas co­­lombianas. Antanas Mo­­ckus é ajudado por voluntários, recrutados nas redes sociais, en­­quanto Juan Manuel Santos se cercou de pessoas mais velhas.

"Nas populações rurais há mais simpatia por Santos porque seu trabalho (como ministro da Defesa) teve influência em sua qualidade de vida'', explicou o diretor da Ipsos Napoleón Fran­­co, Javier Restrepo, em referência ao combate às guerrilhas. Em compensação, nas grandes cidades, onde a maioria é independente, os eleitores simpatizam com Mockus.

Aproximadamente 30 mi­­lhões de colombianos estão ap­­tos a vo­­tar nas eleições de 30 de maio pa­­ra escolher o sucessor de Ál­­varo Uribe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]