Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
premiação

Dissidente chinês pró-democracia ganha o Nobel da Paz

Liu Xiaobo, que está preso, foi premiado por suas décadas de luta não violenta em prol dos direitos humanos

Foto de Liu Xiaobo, vencedor do Nobel da Paz 2010, segurada pela mulher dele, durante entrevista em 2003 | Petar Kujundzic/Arquivo Reuters
Foto de Liu Xiaobo, vencedor do Nobel da Paz 2010, segurada pela mulher dele, durante entrevista em 2003 (Foto: Petar Kujundzic/Arquivo Reuters)

O dissidente chinês pró-democracia Liu Xiaobo, que está preso, ganhou nesta sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz por suas décadas de luta não violenta em prol dos direitos humanos, informou o Comitê Norueguês responsável pela premiação.

A China temia a concessão do prêmio a Liu e, por isso, vinha criticando duramente os responsáveis pela premiação.

A concessão do Nobel da Paz a Liu põe em evidência a situação dos direitos humanos na China num momento em que o país começa a assumir um papel de mais destaque no cenário mundial, como resultado do poder econômico propiciado por seu crescimento.

O Comitê elogiou Liu por "sua batalha longa e não violenta pelos direitos humanos fundamentais na China".

" O... Comitê sempre acreditou que existe uma estreita conexão entre os direitos humanos e a paz", assinalou.

O presidente do Comitê, Thorbjoern Jagland, afirmou que a China, a segunda maior economia do mundo, deveria esperar estar sob um maior escrutínio à medida que se torna mais poderosa, assim como aconteceu com os Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial.

Em uma entrevista coletiva na Turquia, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, não respondeu a perguntas de jornalistas depois que o prêmio foi anunciado.

Liu foi preso em dezembro, para cumprir uma pena de 11 anos por subversão do poder do Estado, um ano depois de ter sido preso como o principal autor da Carta 08, um manifesto distribuído por ativistas e intelectuais chineses em defesa da livre expressão e eleições multipartidárias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.