• Carregando...

Pelo menos seis policiais ficaram feridos durante a noite na província britânica da Irlanda do Norte quando cerca de 100 arruaceiros protestantes os atacaram com bombas incendiárias e lançaram um ônibus sequestrado contra um veículo, informou a polícia local.

Policiais usaram balas de plástico e canhões de água contra o grupo, na cidade de Ballyclare, de maioria protestante e situada 20 quilômetros ao norte de Belfast, disse uma porta-voz. Nenhum dos feridos corre risco de morrer.

A confusão começou logo após a meia-noite, depois que a polícia removeu bandeiras pró-grupos paramilitares favoráveis ao domínio britânico, espalhadas dias antes do 12 de julho, o auge da "temporada de marchas" - a época de paradas realizadas por protestantes da província, as quais costumam desencadear protestos dos católicos.

As paradas de 12 de julho marcam a vitória do rei Guilherme de Orange, em 1690, sobre o rei católico Jaime II, na Batalha de Boyne. Esse fato ajudou a estabelecer a supremacia protestante na Irlanda.

Três décadas de luta travadas entre os grupos favoráveis à permanência da Irlanda do norte no Reino Unido (na grande maioria protestantes), e os republicanos (na grande maioria católicos) e favoráveis à união da região com a República da Irlanda, fez com que a província se dividisse nesse período, que ficou conhecido como "The Troubles" (Os Problemas).

O acordo de paz firmado em 1998 abriu caminho para um governo compartilhado por legalistas e republicanos. Como resultado, a violência diminuiu, mas pequenos grupos armados dissidentes ainda são ativos na província.

Em outro incidente, casas de católicos foram atacadas por cerca de 50 legalistas na cidade de Magherafelt, situada a 55 quilômetros de Belfast. Na localidade de Coleraine, foram disparados tiros contra uma casa de católicos, mas ninguém ficou ferido, segundo a polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]