• Carregando...

O terceiro dia de negociações entre o Irã e seis potências começou com a incerteza de um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

O grupo reunido em Genebra é formado por Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia, membros do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha.

"As negociações progrediram e seguem progredindo. Mas há que destacar que temos questões importantes para resolver e que claramente ainda não terminamos", disse o chefe da diplomacia britânica, William Hague.

Caso não se chegasse a um acordo na noite de hoje, Teerã sinalizou que daria por terminado o encontro. "As negociações não continuarão no domingo. Ou terminam hoje ou haverá segunda rodada", disse o vice-chanceler do Irã, Abbas Araghchi.

O chanceler francês, Laurent Fabius, se reuniu com seu equivalente iraniano, Mohamad Javad Zarif. Fabius expôs publicamente sua insatisfação com o projeto atual de acordo.

"Há pontos que não nos satisfazem", disse. E citou a questão do urânio.

O acordo em projeto duraria seis meses, com atenuação das sanções e um compromisso do Irã de suspender o enriquecimento de urânio, processo necessário para fazer a bomba nuclear. O Irã sustenta que o programa nuclear é estritamente civil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]