• Carregando...

Os dois atores cubanos, que desertaram em uma viagem aos Estados Unidos para participar de um festival de cinema, disseram nesta segunda-feira (30) que planejam se mudar para Las Vegas nesta semana, para iniciar uma nova etapa de suas vidas.

"Vamos Las Vegas por um tempo, onde temos umas amizades que estão nos esperando. Queremos ir entre amanhã e depois de amanhã", informou Anailín de la Rúa, em entrevista à Agência Efe. A atriz e seu colega Javier Núñez Florián, ambos de 20 anos, estão em Miami onde afirmam ter solicitado asilo político.

Os dois chegaram a cidade em uma escala na viagem com destino a Nova York para apresentar o filme "Uma noite" no Festival de Cinema de Tribeca. Os jovens planejaram a fuga assim que o Governo cubano informou sobre a viagem aos Estados Unidos para a apresentação do filme, uma co-produção de Cuba, Estados Unidos e Reino Unido, que conquistou três prêmios: câmara, direção e melhores atores.

"Tínhamos planejado ir ao festival e depois ficar, mas as circunstâncias foram outras: ficamos no aeroporto de Miami porque chegamos às duas da tarde e até o outro dia, às dez da manhã, o voo para Nova York não saia. Decidimos ficar e chamamos umas amizades que nos acolheram", explicou Anailín.

Enquanto isso, Núñez revelou que tem um irmão que estava no Equador, mas recentemente se mudou aos Estados Unidos e agora reside em Las Vegas. Embora tenham pedido asilo político, ambos explicaram que abandonaram Cuba por um "futuro melhor", para poder ajudar economicamente seus familiares, e não por razões políticas.

"Decidi ficar nos Estados Unidos por uma vida melhor, para poder trabalhar e ajudar meus pais", disse Núñez à agência Efe. Os cubanos esperam poder seguir atuando, mas estão dispostos a trabalhar em qualquer área em caso que não possam exercer seu ofício.

No Festival de Cinema de Tribeca, Núñez obteve o prêmio como melhor ator junto com seu companheiro de repartição, Dariel Arrechada, que declarou em Nova York que retornaria a Cuba.

Anailín disse se sentir orgulhosa com os prêmios obtidos. "O nosso sonho é seguir atuando porque é o que gostamos de fazer, mas as vezes não é possível fazer o que se quer, mas é preciso fazer o que aparecer", disse a atriz, que deixou toda sua família em Cuba.

O filme narra a história de Raúl e Elio, dois adolescentes cubanos que afrontam o dilema de abandonar a ilha na busca da promessa de uma vida melhor em Miami. Ambos constroem uma balsa e Lilás, a irmã de um deles, se junta a eles, mesmo contra o combinado. Núñez e Anailín interpretam os irmãos no filme.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]