• Carregando...
Homens iemenitas armados mostram suas armas na capital Sanaa em demonstração de apoio ao movimento xiita houthi, contra a intervenção liderada pela Arábia Saudita, 13 de dezembro | MOHAMMED HUWAIS / AFP
Homens iemenitas armados mostram suas armas na capital Sanaa em demonstração de apoio ao movimento xiita houthi, contra a intervenção liderada pela Arábia Saudita, 13 de dezembro| Foto: MOHAMMED HUWAIS / AFP

Os dois lados da guerra civil que mergulhou o Iêmen em uma grave crise de fome acertaram nesta quinta-feira (13) um cessar-fogo que valerá para a cidade portuária de Hodeida. A cidade serve como uma linha vital para a ajuda humanitária ao país. Também foram acertadas outras medidas que apontam para um raro progresso diplomático depois de mais de quatro anos de conflito, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tanto os rebeldes houthis quanto as forças do governo federal, apoiadas pela Arábia Saudita e pelos Estados Unidos, vão se retirar da região, que ficará sob o controle das forças locais. 

Leia também: Cidade do Iêmen sofre com violência de disputas internas de milícias

Hodeida é o porto de entrada de cerca de 70% da comida e ajuda humanitária que chegam ao Iêmen. Os recentes conflitos na cidade causaram uma queda no volume de importação comercial no porto de mais de 55 mil toneladas métricas por mês, segundo a organização humanitária internacional Save the Children, dificultando os esforços de combate à epidemia de fome que atinge 20 milhões de pessoas no país. 

As medidas foram anunciadas depois de uma semana de negociações mediadas pela ONU, na Suécia, entre o governo do Iêmen, apoiado pela Arábia Saudita, e o grupo rebelde iemenita conhecido como Houthis, que é aliado do Irã. O conflito no Iêmen começou no final de 2014, depois que os houthis expulsaram o governo da capital, e se intensificou meses depois, quando uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita interveio em apoio ao governo internacionalmente reconhecido. 

Leia mais: Conversas para um acordo de paz no Iêmen têm primeiros avanços concretos. Saiba o que está em jogo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, que mediou as conversas de paz, disse que uma estrutura política para as negociações será discutida em outra rodada de diálogo entre o governo do Iêmen e os houthis. 

“Chegamos a um acordo sobre o porto e a cidade de Hodeida. Veremos uma remobilização neutra de forças no porto e na cidade e o estabelecimento de um cessar-fogo em toda a província”, disse Guterres durante coletiva de imprensa em Rimbo, na Suécia, onde as conversas foram realizadas. 

Os houthis controlam a maior parte dos centros populacionais do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa, onde depuseram o governo de Abd-Rabbu Mansour Hadi em 2014. Atualmente, a sede do governo está localizada na cidade portuária de Aden, ao sul do país. 

A coalizão liderada pela Arábia Saudita interveio na guerra em 2015, para restaurar o governo de Hadi e acabar com o movimento dos houthis, apoiados pelo Irã. 

O enviado da ONU, Martin Griffiths, disse que as duas partes vão se retirar “dentro de dias” do porto e, mais tarde, da cidade de Hodeida, onde tropas da coalizão se aglomeraram nos arredores. As forças houthis também se retirariam do porto de Salif, usado para grãos, e Ras Isa, usado para petróleo. 

Um comitê de coordenação de reimplantação, incluindo representantes dos dois lados, supervisionará o cessar-fogo, de acordo com o documento assinado nesta quinta. Os dois lados têm 21 dias para a retirada das tropas. 

Outro comitê conjunto supervisionado pelas Nações Unidas criará corredores humanitários até Taiz, a terceira maior cidade do Iêmen. 

“A Arábia Saudita tomou uma posição mais firme com o governo Hadi, que por sua vez foi mais cooperativo”, disse Elizabeth Dickinson, analista sênior da Península Arábica no International Crisis Group. 

O embaixador da Arabia Saudita nos EUA afirmou em comunicado que apoia fortemente o acordo, que “ajudará a devolver a segurança à região”, incluindo o mar Vermelho, importante rota de comércio marítimo internacional. 

“É um passo importante para aliviar a crise humanitária e alcançar uma solução política”, disse Jaled bin Salmán. 

Pressão internacional 

Os acordos de cessar-fogo anteriores falharam rapidamente. Mas houve uma maior pressão internacional sobre os lados em conflito nos últimos meses para diminuir os conflitos, em parte devido aos alertas das agências humanitárias de que mais de 16 milhões de pessoas no Iêmen, ou mais da metade da população do país, estão enfrentando a fome. 

Mais de 60 mil pessoas, tanto combatentes quanto civis, foram mortas no conflito desde 2016, de acordo com uma estimativa do ACLED (Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos). 

A Arábia Saudita, principal apoiador do governo do Iêmen, tem enfrentado pedidos crescentes para resolver a guerra, inclusive dos Estados Unidos, onde os legisladores criticaram o apoio militar americano à campanha liderada pela Arábia Saudita e aos ataques aéreos da coalizão que mataram milhares de civis, segundo grupos de direitos humanos. 

Leia mais: Venezuela, Coreia, Iêmen e mais 6 conflitos que preocupam o mundo

O escrutínio parlamentar dos laços dos EUA com a Arábia Saudita se intensificou desde o assassinato do colunista Jamal Khashoggi no Consulado da Arábia Saudita em Istambul, em outubro. 

A Arábia Saudita e a coalizão “apoiam fortemente o acordo anunciado hoje na Suécia”, escreveu o embaixador saudita em Washington, Khalid bin Salman, no Twitter. “O acordo é um passo importante para aliviar a crise humanitária e alcançar uma solução política”. 

Mas outros foram mais cautelosos, dado o fracasso de cessar-fogos passados e a obstinação dos combates no Iêmen. 

“Este é apenas um primeiro passo”, disse Abdikadir Mohamud, diretor do Iêmen da organização de ajuda Mercy Corps, em um comunicado. “A medida do acordo será tomada em ação no solo, não em palavras em uma sala de conferências. Precisamos que suprimentos para salvar vidas possam alcançar as milhões de pessoas necessitadas, e precisamos de passagem segura para os humanitários que irão distribuí-los”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]