Publicidade
Internacional

Dois terços dos católicos americanos apoiam pena de morte para assassinos

Eucaristia é o sacramento central do cristianismo, onde o pão e o vinho são consagrados e se tornam o Corpo e o Sangue de Jesus.
Eucaristia é o sacramento central do cristianismo, onde o pão e o vinho são consagrados e se tornam o Corpo e o Sangue de Jesus. (Foto: Pixabay/ ArtByrandy)

Uma pesquisa do Pew Research Center descobriu que 65% dos católicos americanos são favoráveis à pena de morte para pessoas condenadas por assassinato, sendo que 28% "apoiam fortemente" essa medida. O estudo mostrou que o apoio à pena de morte entre adultos americanos é 6 pontos percentuais maior do que era em abril de 2021, e está aproximadamente igual ao patamar de agosto de 2020 (65%). A pesquisa constatou que cerca de dois terços de todos os americanos (66%) são favoráveis à pena de morte para pessoas condenadas por assassinato.

O Pew entrevistou 3.554 adultos americanos entre 6 e 12 de julho. Os participantes eram todos membros do Painel de Tendências Americanas do Pew, que é um painel nacionalmente representativo de adultos americanos selecionados aleatoriamente. A margem de erro amostral para a amostra de entrevistados foi de mais ou menos 1,9 pontos percentuais.

O relatório, "A Maioria dos Americanos Apoia a Pena de Morte para Aqueles Condenados por Assassinato", descobriu que 32% dos americanos se opõem à pena de morte para pessoas condenadas por assassinato, sendo que 13% relataram que "se opõem fortemente" a ela. Embora a maioria dos católicos seja favorável, 34% disseram que se opõem, com 15% que "se opõem fortemente".

Quando questionados no contexto da moralidade, 68% de todos os entrevistados disseram que veem a pena de morte como moralmente justificada para aqueles que cometeram assassinato, enquanto 28% acreditam que é moralmente errada. Entre os católicos, 64% acreditam que a pena de morte é moralmente justificada quando alguém comete assassinato, e 32% disseram que é moralmente errada.

Uma maioria de 59% de todos os americanos disse que a pena de morte não é um impedimento ao crime, enquanto 39% disseram que é. A maioria dos americanos (73%) também disse que há algum risco de que uma pessoa inocente possa ser executada, mas um quarto disse que existem salvaguardas para evitar isso.

Desde o início de seu papado, o Papa Leão XIV tem se manifestado repetidamente em forte oposição à pena de morte. "Condeno a pena capital. Acredito que a vida humana deve ser respeitada e que todas as pessoas — desde a concepção até a morte natural — suas vidas devem ser respeitadas e protegidas", disse o papa em abril. Suas declarações contra a pena de morte ecoam um ensinamento magisterial relativamente novo na Igreja Católica, que foi promulgado pelo Papa Francisco em 2018. A Igreja ensina que "a pena de morte é inadmissível porque é um atentado contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa" (Catecismo da Igreja Católica, 2267).

A pesquisa mostrou que as divisões partidárias sobre a pena de morte persistem entre adultos americanos. Republicanos e independentes que se inclinam para o Partido Republicano apoiam esmagadoramente a pena de morte com 84% a favor, incluindo 47% que "apoiam fortemente". Democratas e simpatizantes democratas ficaram aproximadamente divididos entre apoio (51%) e oposição (48%).

A maioria dos republicanos (85%) também disse que a pena de morte é moralmente justificada para um crime como assassinato, enquanto os democratas estão mais divididos sobre a questão, com 55% que acreditam ser moralmente justificada e 42% que não acreditam. Republicanos e democratas ficaram mais divididos sobre se a pena de morte é aplicada de forma justa a diferentes raças. A maioria dos republicanos (77%) disse que pessoas brancas e negras têm a mesma probabilidade de serem condenadas à pena de morte por crimes semelhantes, e apenas 23% dos democratas relataram o mesmo.

O relatório também observou que adultos mais jovens são ligeiramente menos favoráveis à pena de morte do que adultos mais velhos. Entre adultos de 18 a 29 anos, 58% disseram que é moralmente errada, em comparação com 47% daqueles com 65 anos ou mais. Adultos com diploma universitário, especialmente aqueles com pós-graduação, também são ligeiramente menos propensos do que aqueles com ensino médio ou apenas alguma educação universitária a favorecer a pena de morte para pessoas condenadas por assassinato.

©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão. Original em inglês: Pew report finds most American Catholics favor death penalty for those convicted of murder https://www.ewtnnews.com/world/us/pew-report-finds-most-american-catholics-favor-the-death-penalty-for-those-convicted-of-murder

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.