Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alemanha

Drogas em Kreuzberg: da tolerância à linha dura

Por conta de violência e tráfico, Berlim quer policiamento rigoroso no parque Görlitz, o mais famoso da capital alemã

Görlitzer Park, no bairro de Kreuzberg, em Berlim: conhecido como ambiente liberal, local se tornou paraíso para traficantes. | Georg Slickers/Wikimedia Commons
Görlitzer Park, no bairro de Kreuzberg, em Berlim: conhecido como ambiente liberal, local se tornou paraíso para traficantes. (Foto: Georg Slickers/Wikimedia Commons)

Depois de anos de uma política de tolerância com viciados e traficantes, as autoridades de Berlim resolveram adotar uma linha dura de controle máximo no Parque de Görlitz, no bairro de Kreuzberg. Desde novembro do ano passado, a polícia da capital alemã passou a perseguir os portadores de pequena quantidade de uma droga até então considerada inofensiva, o haxixe, feito da cannabis sativa, a mesma matéria-prima da maconha.

Antes, os policiais prendiam apenas os traficantes das chamadas drogas pesadas, heroína e crack. Mas, depois de diversas ocorrências de homicídios e tentativas de homicídio, a prefeitura deu a ordem de combate radical às drogas no parque mais famoso da Alemanha.

Kreuzberg, bairro que atrai muitos imigrantes, punks, intelectuais e artistas, tornou-se nos últimos anos o centro dos traficantes de Berlim. Mesmo nos dias cinzentos do outono europeu, como agora, os traficantes costumam vender drogas pesadas.

O bairro é também o centro dos viciados. Muitos consumidores de heroína compram a droga e correm para o Fixpunkt, o chamado “bar da heroína”, na Rua Reichenberg, também em Kreuzberg, onde recebem ampolas limpas, de graça. Kreuzberg, já na era da divisão o bairro mais tolerante de Berlim, tornou-se, ao longo dos 25 anos de cidade reunificada com a queda do muro, o bairro dos viciados e traficantes.

Mesmo depois da reunificação com o vizinho, Friedrichshain, da antiga Berlim Oriental, passando a se chamar Friedrichshain-Kreuzberg, o bairro continuou sendo o centro da chamada “cena alternativa”. No “Görlitzer Park”, convivem as diversas realidades da capital do país mais rico da Europa. Nos parquinhos infantis, balanços e escorregadores dividem espaço com ampolas usadas jogadas na areia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.