• Carregando...

Os rebeldes do Movimento do 23 de Março (M23) tomaram, neste sábado, o controle de Kibumba e Buhumba, na província do Kivu Norte, segundo indicam fontes provincianas.

O governador da província, Julien Paluku, confirmou por telefone a notícia, mas assinalou que continuam os intensos combates nos dois locais.

Segundo Paluku, os rebeldes do M23 receberam reforços procedentes de Ruanda, o país vizinho que fez uma chamada à cessação dos combates na sexta-feira. "Os combates foram reatados em todas as frentes", declarou o governador.

As Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) e os designados da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) utilizaram helicópteros nos combates para proteger a cidade de Goma.

"As duas forças bombardeiam as linhas do M23 em Kibumba e seus arredores", disse Paluku.

Os combates forçaram centenas de pessoas a deixarem suas casas, em particular mulheres e crianças.

A sociedade civil local confirmou o controle de Kibumba e Buhumba, assim como a implicação de soldados ruandeses nos combates.

"Mais de três caminhões cheios de elementos ruandeses cruzaram a fronteira pela cidade de Ndjerima, no distrito de Rubavu, no território ruandês. Na noite de sexta-feira e neste sábado, outros elementos ruandeses se somaram a eles", disse Omar Kavhota, presidente da associação da sociedade civil em uma declaração à "Rádio Okapi".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]