• Carregando...

Os americanos John Mather e George Smoot ganharam o prêmio Nobel de Física de 2006 por investigações sobre os primeiros momentos do Universo, anunciou nesta terça-feira a Academia Real de Ciências da Suécia.

Os dois cientistas receberam o prêmio pela descoberta da "formação dos corpos negros e anisotropia (característica de algumas substâncias de variar suas propriedades) da radiação de microondas ou radiação do fundo cósmico, que ajudaram a compreender melhor a origem do universo, galáxias e estrelas", informou a Academia ao anunciar o prêmio.

Seus trabalhos estão baseados nas medições realizadas com a ajuda do satélite COBE, lançado pela Nasa em 1989, cujos resultados sustentaram suas investigações sobre o cenário dos primeiros segundos apos o "big bang', a origem do Universo.

Mather, de 60 anos, doutor em Física pela Universidade da Califórnia em Berkeley, trabalha como astrofísico no Centro da Nasa Goddard Space Flight, em Greenbelt.

O Nobel de Física, no valor de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,37 milhão), será entregue em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]