Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataque suicida

Duplo atentado diante de mesquita mata ao menos 30 no Irã

Mais de cem pessoas que estavam no templo ficaram feridas, segundo mídia local. Grupo rebelde assumiu autoria do atentado

Vítimas foram fieis xiitas que estavam em frente à mesquita | Reuters - TV
Vítimas foram fieis xiitas que estavam em frente à mesquita (Foto: Reuters - TV)

Um duplo atentado suicida diante de uma mesquita na cidade de Chabahr, no sudeste do Irã, matou pelo menos 30 pessoas e feriu mais de 100, nesta quarta-feira (15), durante uma cerimônia religiosa xiita, informou a mídia local.

A TV Al Arabiya afirmou que o grupo rebelde sunita Jundollah assumiu a responsabilidade pelo atentado diante da mesquita do imã Hussein, em Chabahar, perto da fronteira iraniana com o Paquistão e Afeganistão.

A informação não pôde ser confirmada independentemente.

"Terroristas desfecharam dois atentados suicidas entre fiéis xiitas em frente a uma mesquita na cidade de Chabahar", disse o vice-ministro do Interior, Ali Abdollahi, à rádio iraniana.

O governador da província de Sistan-Baluquistão, onde fica Chabahr, disse à TV estatal iraniana que entre os mortos há muitas mulheres e crianças.

Vários atentados ocorreram no Irã nos últimos meses, incluindo dois em junho que mataram 27 pessoas em Sistan-Baluquistão. O grupo Jundollah também assumiu a autoria desses ataques.

A província é uma região pobre na qual aumentaram nos últimos anos os confrontos entre forças de segurança e insurgentes sunitas da etnia baluchi e traficantes de drogas.

Diversos grupos armados hostis ao governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, estão em atividade no país, incluindo separatistas curdos no noroeste e árabes no sudoeste.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.