• Carregando...
Vítimas foram fieis xiitas que estavam em frente à mesquita | Reuters - TV
Vítimas foram fieis xiitas que estavam em frente à mesquita| Foto: Reuters - TV

Um duplo atentado suicida diante de uma mesquita na cidade de Chabahr, no sudeste do Irã, matou pelo menos 30 pessoas e feriu mais de 100, nesta quarta-feira (15), durante uma cerimônia religiosa xiita, informou a mídia local.

A TV Al Arabiya afirmou que o grupo rebelde sunita Jundollah assumiu a responsabilidade pelo atentado diante da mesquita do imã Hussein, em Chabahar, perto da fronteira iraniana com o Paquistão e Afeganistão.

A informação não pôde ser confirmada independentemente.

"Terroristas desfecharam dois atentados suicidas entre fiéis xiitas em frente a uma mesquita na cidade de Chabahar", disse o vice-ministro do Interior, Ali Abdollahi, à rádio iraniana.

O governador da província de Sistan-Baluquistão, onde fica Chabahr, disse à TV estatal iraniana que entre os mortos há muitas mulheres e crianças.

Vários atentados ocorreram no Irã nos últimos meses, incluindo dois em junho que mataram 27 pessoas em Sistan-Baluquistão. O grupo Jundollah também assumiu a autoria desses ataques.

A província é uma região pobre na qual aumentaram nos últimos anos os confrontos entre forças de segurança e insurgentes sunitas da etnia baluchi e traficantes de drogas.

Diversos grupos armados hostis ao governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, estão em atividade no país, incluindo separatistas curdos no noroeste e árabes no sudoeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]