• Carregando...
 | RC/JV/RUSSELL CHEYNE
| Foto: RC/JV/RUSSELL CHEYNE

Brasileiros terão um motivo especial para não desgrudar os olhos do céu no fim da noite do próximo domingo (27). O país está na região que terá a vista mais privilegiada de um raríssimo eclipse total da Lua. O fenômeno será visível de todos os estados -- se as condições meteorológicas permitirem, é claro.

O evento tem despertado o interesse dos fãs de astronomia pelo caráter bem incomum: é que será combinado com o fenômeno da “superlua”, no qual o satélite natural fica mais próximo da Terra (o que, na prática, deixa a Lua maior e mais brilhante aos olhos terrestres).

O eclipse será causado pela passagem da Lua pela sombra da Terra -- resultado da posição dos dois astros em relação ao Sol. A partir das 22 horas do domingo, a Lua começa a escurecer, ganhando tons avermelhados. Às 23, espera-se que o satélite esteja totalmente eclipsado e só volte ao normal às 1h30 de segunda-feira.

A combinação dos dois fenômenos -- eclipse e superlua -- é tão rara que o próximo será apenas em 2033, de acordo com a agência espacial norte-americana, a Nasa. O órgão explica ainda que tal encontro só ocorreu cinco vezes no século passado, sendo a última em 1982.

Superlua

Esta não será a primeira superlua do ano. O fenômeno já ocorreu recentemente, no dia 29 de agosto. Porém, esta será mais intensa, já que a proximidade entre Terra e Lua será maior do que na ocasião anterior.

Vídeo

A Nasa divulgou na semana passada um vídeo de como o fenômeno deste domingo ocorrerá. Assista:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]