• Carregando...
Apesar da tranquilidade das ruas e do pouco tráfego os furtos de veículos aumentaram 63% em Nova York.
Apesar da tranquilidade das ruas e do pouco tráfego os furtos de veículos aumentaram 63% em Nova York.| Foto:

As medidas de lockdown empregadas para a contenção do contágio do coronavírus causaram um efeito colateral inusitado nos EUA: um aumento no roubo de carros.

Apesar da tranquilidade das ruas e do pouco tráfego os furtos de veículos aumentaram 63% em Nova York e quase 17% em Los Angeles, de 1.º de janeiro a meados de maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a AP News.

E muitas outras delegacias de polícia de outros estados americanos estão registrando aumento de roubo de veículos ou mesmo de furto de objetos dentro dos automóveis.

Com as pessoas confinadas em casa, esse tipo de crime apresenta “baixo risco” e uma recompensa potencialmente alta para os criminosos.

Nos EUA, é comum as pessoas deixarem seus carros destrancados, inclusive com a chave dentro. Isso tem facilitado a ação dos ladrões.

Em Austin, no Texas, por exemplo, 72% dos 322 automóveis roubados no último mês tinham as chaves por perto.

O sargento Chris Vetrano da polícia de Austin afirmou à AP News que o vírus criou uma “tempestade perfeita”. Entre os fatores que contribuíram para o aumento desse tipo de crime estão: os motoristas que não estão usando ou mesmo atentos aos seus automóveis, os adolescentes ociosos (sem aulas) que estão tentando a sorte e mesmo criminosos que procuram por dinheiro rápido para sustentar o vício em drogas.

A polícia dos EUA está elaborando novas estratégias para diminuir esse tipo de crime. Em Baltimore, por exemplo, as medidas das forças de segurança diminuíram a criminalidade em relação aos primeiros meses do ano passado. Só os roubos de automóveis caíram 24% no período.

O coronel Richard Worley, chefe da patrulha da cidade, acredita que os esforços constantes para lembrar a população de trancar os carros, levar as chaves para casa e estacionarem em locais bem iluminados têm contribuído para a redução dos roubos e furtos.

Além disso, o aumento das patrulhas ostensivas ajudou a coibir os roubos “por impulso”. Devido ao lockdown, os crimes violentos diminuíram e isso permitiu que se deslocassem os policiais para outras atividades.

Mais um efeito inesperado da pandemia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]