Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imprensa

El País publica foto falsa de Hugo Chávez e pede desculpas para leitores

Engano do diário espanhol sobre presidente venezuelano que recebe tratamento contra câncer em Cuba revolta autoridades da América Latina

Mulher lê exemplar do jornal espanhol El País com imagem falsa do presidente venezuelano Hugo Chávez na primeira página | Andrea Comas/Reuters
Mulher lê exemplar do jornal espanhol El País com imagem falsa do presidente venezuelano Hugo Chávez na primeira página (Foto: Andrea Comas/Reuters)

O prestigioso jornal espanhol El País se desculpou ontem com leitores por haver publicado em seu site e na capa de sua primeira edição impressa uma foto falsa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, há seis semanas hospitalizado em Cuba.

A imagem que mostrava um homem entubado – sem cabelo e de rosto redondo como o de Chávez – foi tirada de um vídeo do YouTube de 2008 e ficou no ar por cerca de meia hora. O vídeo se chama "Entubação de acromegalia ANWAD" e mostra um homem de 48 anos que foi submetido ao procedimento.

A foto foi imediatamente repudiada pelo ministro das Comunicações da Venezuela, Ernesto Villegas, que a classificou de "tão falsa como grotesca".

Villegas condenou o "sensacionalismo" dispensado pelo El País aos sudacas – termo pejorativo usado na Espanha para sul-americanos. "O El País teria publicado a foto de um líder europeu?", questionou o ministro.

O erro do El País é mais um ingrediente na tensa relação do governo venezuelano com jornais e tevês – ainda mais na cobertura sobre a doença de Chávez.

Enquanto jornalistas e opositores dizem que Caracas não é transparente sobre o tema – não se sabe o alcance do câncer –, os chavistas dizem que se trata de uma "guerra psicológica" para desestabilizar o país.

Em nota, o El País disse ter recolhido das bancas as edições com a foto falsa. Informa ter aberto "investigação" sobre a imagem, oferecida pela Gtres Online, "uma agência fotográfica com que o El País trabalha há anos."

Pelo Twitter, o diretor do jornal El Mundo, Pedro Ramírez, disse ter se negado a comprar a foto, oferecida ao principal concorrente do El País por 30 mil euros (R$ 80 mil).

Resposta"Imprensa canalha", diz Cristina Kirchner sobre diário madrilenho

Folhapress

A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, respondeu com força a publicação da foto falsa de Hugo Chávez pelo jornal espanhol El País. Em mensagens no microblog Twitter, ela disse que ficou com o estômago embrulhado quando viu a capa do jornal, e chamou a imagem de "canalhice". "Na capa do El País vi uma foto que, na verdade, não é uma foto. É uma canalhice". Ela se questionou sobre o autor da imagem e o editor que a publicou. "Como será a pessoa que montou a foto? Será que ela anda pelas ruas de Madri junto com homens e mulheres normais? E será que o editor escreve editoriais sobre ética, moral e bons costumes e aponta com o dedo sua próxima vítima?". Ela deu apoio ao vice-presidente Nicolás Maduro e pediu às filhas de Chávez, Maria e Rosa, que continuem cuidando do mandatário, que fez a quarta cirurgia contra um câncer em 11 de dezembro em Cuba. Desde então, nenhuma imagem dele foi exibida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.