• Carregando...
Mulher lê exemplar do jornal espanhol El País com imagem falsa do presidente venezuelano Hugo Chávez na primeira página | Andrea Comas/Reuters
Mulher lê exemplar do jornal espanhol El País com imagem falsa do presidente venezuelano Hugo Chávez na primeira página| Foto: Andrea Comas/Reuters

Embuste

Italiano "campeão da mentira" assume a autoria da fraude

Folhapress

O enredo do episódio sobre a foto falsa de Chávez ganhou ar rocambolesco quando o jornalista italiano Tommasso Debenedetti, famoso por inventar entrevistas, disse à agência mexicana Notimex ter sido o autor da foto. "Gosto de ser o campeão da mentira", disse ele ao El País em 2010.

Debenedetti disse que queria verificar o rigor dos veículos no processo de publicação de imagens e mandou a foto falsa para várias agências notícias.

O prestigioso jornal espanhol El País se desculpou ontem com leitores por haver publicado em seu site e na capa de sua primeira edição impressa uma foto falsa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, há seis semanas hospitalizado em Cuba.

A imagem que mostrava um homem entubado – sem cabelo e de rosto redondo como o de Chávez – foi tirada de um vídeo do YouTube de 2008 e ficou no ar por cerca de meia hora. O vídeo se chama "Entubação de acromegalia ANWAD" e mostra um homem de 48 anos que foi submetido ao procedimento.

A foto foi imediatamente repudiada pelo ministro das Comunicações da Venezuela, Ernesto Villegas, que a classificou de "tão falsa como grotesca".

Villegas condenou o "sensacionalismo" dispensado pelo El País aos sudacas – termo pejorativo usado na Espanha para sul-americanos. "O El País teria publicado a foto de um líder europeu?", questionou o ministro.

O erro do El País é mais um ingrediente na tensa relação do governo venezuelano com jornais e tevês – ainda mais na cobertura sobre a doença de Chávez.

Enquanto jornalistas e opositores dizem que Caracas não é transparente sobre o tema – não se sabe o alcance do câncer –, os chavistas dizem que se trata de uma "guerra psicológica" para desestabilizar o país.

Em nota, o El País disse ter recolhido das bancas as edições com a foto falsa. Informa ter aberto "investigação" sobre a imagem, oferecida pela Gtres Online, "uma agência fotográfica com que o El País trabalha há anos."

Pelo Twitter, o diretor do jornal El Mundo, Pedro Ramírez, disse ter se negado a comprar a foto, oferecida ao principal concorrente do El País por 30 mil euros (R$ 80 mil).

Resposta"Imprensa canalha", diz Cristina Kirchner sobre diário madrilenho

Folhapress

A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, respondeu com força a publicação da foto falsa de Hugo Chávez pelo jornal espanhol El País. Em mensagens no microblog Twitter, ela disse que ficou com o estômago embrulhado quando viu a capa do jornal, e chamou a imagem de "canalhice". "Na capa do El País vi uma foto que, na verdade, não é uma foto. É uma canalhice". Ela se questionou sobre o autor da imagem e o editor que a publicou. "Como será a pessoa que montou a foto? Será que ela anda pelas ruas de Madri junto com homens e mulheres normais? E será que o editor escreve editoriais sobre ética, moral e bons costumes e aponta com o dedo sua próxima vítima?". Ela deu apoio ao vice-presidente Nicolás Maduro e pediu às filhas de Chávez, Maria e Rosa, que continuem cuidando do mandatário, que fez a quarta cirurgia contra um câncer em 11 de dezembro em Cuba. Desde então, nenhuma imagem dele foi exibida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]