Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

No dia da eleição no Canadá, Trump volta a defender que país seja estado americano

Trump pediu que Canadá eleja candidato disposto a transformar o país no 51º estado americano, mas nenhum líder que tenta ser premiê apoia essa ideia (Foto: EFE/Jim Lo Scalzo/Pool)

Ouça este conteúdo

No dia em que o Canadá realiza sua eleição, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender que o país vizinho seja transformado no 51º estado americano.

Numa mensagem na rede Truth Social nesta segunda-feira (28), Trump desejou “boa sorte ao grande povo do Canadá” e pediu que este eleja “o homem que terá a força e a sabedoria para cortar seus impostos pela metade, aumentar seu poderio militar, de graça, ao mais alto nível do mundo, ter seus carros, aço, alumínio, madeira, energia e todos os outros negócios, quatro vezes maiores, com zero tarifas ou impostos, se o Canadá se tornar o estimado 51º estado dos Estados Unidos da América”.

“Chega de linhas traçadas artificialmente há muitos anos. Vejam como esta massa de terra seria linda. Livre acesso sem fronteiras. Todas as vantagens sem nenhuma desvantagem. É assim que tem que ser! Os Estados Unidos não podem mais subsidiar o Canadá com as centenas de bilhões de dólares por ano que gastávamos no passado. Não faz sentido a menos que o Canadá seja um Estado americano!”, escreveu o republicano.

Apesar do discurso de Trump, nenhum dos líderes partidários que tentam o cargo de primeiro-ministro do Canadá nesta segunda-feira se manifestou a favor da ideia de tornar o país um estado americano.

Os líderes nas pesquisas são o Partido Liberal, liderado pelo primeiro-ministro Mark Carney, e o Partido Conservador, de Pierre Poilievre.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.